Portal Correio Nélio Torres lança CD ‘Parayba & Minas’ nas plataformas de streaming neste sábado (31)

Nélio Torres lança CD ‘Parayba & Minas’ nas plataformas de streaming neste sábado (31)

Com mais de quatro décadas de Carreira, o cantor e compositor Nélio Torres está lançando seu oitavo álbum e – mais uma vez – destaca as culturas populares e a força das parcerias. Com a participação especial de Toninho Horta, o CD ‘Parayba & Minas’ será disponibilizado nas principais plataformas de streaming pelo selo e distribuidora QUAE, […]

Portal Correio
Portal Correio

Portal Correio

Portal Correio
Nélio Torres (Foto: Divulgação)

Com mais de quatro décadas de Carreira, o cantor e compositor Nélio Torres está lançando seu oitavo álbum e – mais uma vez – destaca as culturas populares e a força das parcerias. Com a participação especial de Toninho Horta, o CD ‘Parayba & Minas’ será disponibilizado nas principais plataformas de streaming pelo selo e distribuidora QUAE, uma agência de Música do Estado de Minas Gerais. 

“Esse meu novo trabalho tem uma sonoridade estética delicada, com melodias singelas, belas e uma riqueza de timbres, com ricas harmonias na minha forma própria de compor, através dos sonhos espirituais”, disse.

O CD ‘Parayba & Minas’ reúne 13 canções autorais com forte influência das sonoridades nordestinas e de Minas Gerais, entre baião, toada, salsa, bossa, xote e cantos do Cavalo Marinho Estrela da Paraíba. “Tenho influências dos nossos grandes mestres da música brasileira e da cultura popular, com letras fortes, poéticas, líricas, políticas, espirituais, e falando da natureza e do amor”, destacou o cantor e compositor paraibano.

Em seu oitavo disco (além de três DVDs), Nélio apresenta parcerias com os poetas Rogério Salgado, Petrônio Gonçalves, Antônio Galvão, Ana Paula Rodrigues e Fábio Gonçalves. Também há parcerias com Kal Robson, Escurinho e Geraldin da Viola, além dos músicos Rosa Chico, Aglaia Costa, Beto Lopes, Cristiano Oliveira, Giba Nascimento, Elisa de Sena, Deângelo, Cesão Contrabaixo, Kal Robson e Levi Reis. O genial Toninho Horta tem participação especial na faixa ‘Canção de amar’.

O disco ‘Parayba & Minas’ terá lançamento no dia 31 de julho, nas principais plataformas de streaming (inclusive no canal do YouTube e no Facebook), com apoio do selo e distribuidora QUAE, uma agência de Música do Estado de Minas Gerais. Na mesma data, a partir das 17h, o artista paraibano realizará uma live, no Estúdio Concertino, em Belo Horizonte (MG).

Sobre o artista

Natural de João Pessoa (PB), Nélio Torres está radicado em Belo Horizonte (MG) desde 2018, onde desenvolve seus projetos como compositor, cantor, poeta, produtor, mestre de Cavalo Marinho (Cavalo Marinho Estrela da Paraíba e do Cavalo Marinho de Belo Horizonte. Sua entrega permanente à música e à cultura popular já lhe rendeu diversos prêmios e homenagens, sempre nas áreas de música e cultura popular.

Ainda na década de 1960, Nélio teve a oportunidade de experimentar culturas múltiplas – do Litoral ao Sertão da Paraíba – e sentir a influência de uma diversidade musical muito rica. Música do Nordeste, poesia, manifestações folclóricas, literatura e tradições do Carnaval ajudaram na construção do pequeno Nélio, que se tornaria um artista plural. Esse cardápio vasto permitiu que Nélio Torres se tornasse um brincante cosmopolita, fomentando parcerias e amalgamando diversas vertentes da musicalidade brasileira.

O Título de Cidadão Espírito-Santense veio em 2014, mesmo ano em que participou do Projeto Espírito Mundo, na Itália, e do Festival Brasilicata Tour. O CD “BANXHURNA”, lançado pelo selo Tratore, recebeu Menção Honrosa, ficando entre os melhores da música brasileira, no Prêmio Embrulhador 2017sendo muito bem avaliado pelo mestre Toninho Horta. Participou ainda das coletâneas ‘Antologia 32’, Editora Caravana, uma publicação Brasil-Argentina de 2019, e ‘Antologia Contemporâneos 2017’, da Editora Taba Cultural (RJ).                                                     

Últimas