Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Painel Funesc comemorativo ‘Zé Lins – 120 anos’ debate livro Fogo Morto

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) realiza, nesta quarta-feira (18), às 19h30, em transmissão ao vivo pelo YouTube, mais um Painel Funesc especial, com um debate sobre a obra ‘Fogo Morto’, de José Lins do Rego. O evento ocorre em comemoração aos 120 anos do romancista e traz como convidados os historiadores Márcio José […]

Portal Correio|

Portal Correio
Portal Correio Portal Correio

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) realiza, nesta quarta-feira (18), às 19h30, em transmissão ao vivo pelo YouTube, mais um Painel Funesc especial, com um debate sobre a obra ‘Fogo Morto’, de José Lins do Rego. O evento ocorre em comemoração aos 120 anos do romancista e traz como convidados os historiadores Márcio José Silva Lima e Luís Felipe do Nascimento, que serão mediados pelo jornalista Jãmarrí Nogueira.

A ação também integra a programação da 7ª edição do Agosto das Letras, que acontece até o próximo domingo (22), de maneira virtual, com transmissão de debates, oficinas, workshops, lançamento de livros, sarau e vídeo-homenagens especiais através na TV Funesc (www.youtube.com/tvfunesc).

Luís Felipe Gonçalves do Nascimento é graduado e mestre em História pela UFPB, com experiência no estudo da relação entre História e Literatura e ênfase em História do século XX e Regionalismo. Sua dissertação de mestrado teve como tema “O menino de engenho e o engenho da vida: produção e recepção da literatura zeliniana”. Atualmente, estuda a relação entre as escritas historiográficas e a literatura de ficção, destacando a produção intelectual de José Lins.

Márcio José Silva Lima é graduado em História e Filosofia, doutor em Filosofia pela UFPB. Atua principalmente nos seguintes temas: O pensamento de Friedrich Nietzsche, Modernidade, Filosofia da história, Teoria da história e Literatura. É autor das obras ‘A Guerra e Eu’, romance publicado pela Editora Ixtlan, em 2018, e ‘A Sutileza do Caos’, também romance, pela Editora Verlidelas, em 2019. Além disso, é editor e administrador do blog Postura Literária.

Publicidade

José Lins do Rego

José Lins do Rego nasceu em Pilar (PB), em 1901. Com uma vasta obra de romances regionalistas, ele é considerado um dos escritores mais importantes da moderna produção literária nacional, com livros como ‘Menino de Engenho’, ‘Riacho Doce’, ‘Doidinho’, ‘Banguê’ e ‘Usina’.

‘Fogo Morto’ é mais uma obra regionalista e mostra o declínio dos engenhos de cana-de-açúcar nordestinos, traçando um amplo perfil das figuras decadentes que giravam em torno dessa atividade econômica. O livro foi publicado pela primeira vez em 1943 e ficou marcado como a última obra do ciclo da cana-de-açúcar, assinalando também o auge de Zé Lins na literatura de caráter neo-realista.

O ‘Painel Funesc’ estreou no dia 14 de julho de 2020 e, desde então, já foram realizados diversos encontros virtuais, semanalmente. A proposta do projeto é levar ao público discussões sobre diferentes linguagens artísticas, além de assuntos relacionados à produção cultural e à cena paraibana. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.