Portal Correio Pirpirituba está na lista de municípios prejudicados pelo Censo 2022

Pirpirituba está na lista de municípios prejudicados pelo Censo 2022

Após 12 anos do último Censo realizado no país, o IBGE o ano de 2022 foi tomado por base para que os municípios brasileiros respondessem...

Portal Correio

Após 12 anos do último Censo realizado no país, o IBGE o ano de 2022 foi tomado por base para que os municípios brasileiros respondessem o questionário lançado em agosto e concluído em dezembro do ano passado. O questionário foi executado por agentes recenseadores selecionados através de processo seletivo realizado pelo próprio IBGE e que aconteceu concomitantemente em todo o País. 

Com esses dados, muitos municípios paraibanos foram penalizados pela diminuição no coeficiente populacional. A redução atinge principalmente o Fundo de Participação dos Municípios (FPM), verba essa advinda do Governo Federal para custeios municipais.

Pirpirituba no Brejo Paraibano é um desses municípios que aparecem na lista com mais outros 15 que terão seus cofres prejudicados, são eles: Água Branca, Arara, Barra de Santa Rosa, Belém, Cacimba de Dentro, Cruz do Espirito Santo, Imaculada, Itabaiana, Juripiranga, Natuba, Sumé, Tacima, Nova Floresta e Bonito de Santa Fé. 

A Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup) conseguiu uma liminar junto à Justiça Federal que impede a redução nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) de cidades paraibanas. 

A ação foi impetrada pela Famup contra a União e a Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) por conta do resultado preliminar do Censo 2022 já repassado ao Tribunal de Contas da União (TCU) e que afetou diretamente as cidades que apresentaram um número populacional menor.

É importante ressaltar que as pessoas que não obtiveram a visita do agente do IBGE ou que por algum motivo omitiu dados que procure a Secretaria de Saúde no período manhã e tarde e possa atualizar o cadastro, contribuindo com o Município. Além disso nenhum beneficiário dos Programas Sociais como Auxilio Brasil ou outros que residam na mesma casa será prejudicado com o questionário do Censo. 

*Conteúdo de responsabilidade da Prefeitura de Pirpirituba

Últimas