Portal Correio Plano de negócios é fundamental para abrir micro ou pequena empresa

Plano de negócios é fundamental para abrir micro ou pequena empresa

Com a chegada do novo ano, potenciais empreendedores começam a planejar os primeiros passos para uma nova empresa. Para facilitar o...

Portal Correio
Planejamento Negócios Empreendedorismo

Planejamento Negócios Empreendedorismo

Portal Correio
(Foto: Imagem ilustrativa/Pixabay)

Com a chegada do novo ano, potenciais empreendedores começam a planejar os primeiros passos para uma nova empresa. Para facilitar o processo, a dica do Sebrae-PB é investir na elaboração de um plano de negócios, documento que vai reunir todo os aspectos que precisam ser considerados nessa fase inicial, de modo a diminuir os riscos e as incertezas que são características do universo empresarial.  

Acompanhe a TV Correio na Internet

Conforme explica o analista técnico da instituição, Marcílio Santos, elaborar um plano de negócios é descrever por escrito, de uma forma sistematizada, quais são os objetivos da sua empresa e os passos que devem ser percorridos para a sua concretização.

Executar essa tarefa, segundo o analista, é ter a oportunidade de identificar e corrigir possíveis falhas ou inconsistências ainda na fase de planejamento, antes da empresa estar funcionando de fato.  

“Eu costumo fazer um paralelo: imagine que você vai construir uma casa, contrata uma equipe de pedreiros e entrega o material a essa equipe sem explicar para ela como vai ser a casa que você quer construir, quantos cômodos ela deve ter, entre outras informações. Em resumo, se não houver uma planta dessa construção, você não vai saber como a casa vai ficar. Com o plano de negócios é a mesma coisa: você precisa ter um documento que descreve por escrito os objetivos da empresa e quais passos devem ser dados para que eles sejam alcançados, de modo a diminuir os riscos e as incertezas”, destacou Marcílio. 

Ainda conforme o analista, é importante que o plano de negócios seja o mais completo possível. “O plano permite ter uma ideia do investimento que se pretende realizar, a necessidade de capital de giro e todas aquelas informações que vão lhe dar a dimensão geral do negócio. Além disso, também é importante ter informações detalhadas sobre o ramo em que se pretende ingressar, conhecer bem o produto ou serviço que será oferecido, conhecer a clientela, os concorrentes, os fornecedores e, principalmente, se conhecer, saber quais são os pontos fortes e fracos do seu negócio, contribuindo assim para aumentar a viabilidade da empresa”, orientou Santos.  

Planejamento ajuda na parte financeira

Para quem pretende abrir uma nova empresa, dispor de um planejamento estruturado também é relevante do ponto de vista financeiro. “Outras informações muito importantes de um plano de negócios são: projetar a partir de que momento você começará a ter lucro, por quanto tempo você vai trabalhar sem ele e calcular a taxa de retorno do investimento realizado. Com o plano constituído, você também pode utilizá-lo para buscar parcerias e recursos em instituições financeiras”, indicou o analista do Sebrae/PB.  

Por fim, Marcílio Santos lembra aos potenciais empreendedores que um plano de negócios não é algo definitivo. “É sempre bom lembrar que o plano de negócios é um instrumento mutável. Você deve estar atento às intempéries, as mudanças do mercado, tem que estar sempre atualizando o documento e verificando se os objetivos estão sendo atendidos. Para isso, mantenha-se atualizado sobre a sua atividade e use bastante a criatividade”, concluiu o analista. 

Ferramenta ajuda a elaborar planejamento

Para auxiliar os empreendedores com a elaboração do plano de negócios, o Sebrae criou uma solução virtual e gratuita, que facilita o processo de construção: a PNBOX.  Disponível no site da instituição, a solução funciona como uma caixa de ferramentas, em que o empresário ou potencial empreendedor pode estruturar sua empresa, aplicar uma mudança em um negócio já existente ou planejar a sua expansão. Para isso, o usuário conta com 14 ferramentas, que podem ser usadas de forma independente ou integrada.  

Além da PNBOX, o Sebrae também auxilia os empreendedores em todas as etapas de construção do plano através do atendimento presencial nas agências da instituição. Para mais informações, basta entrar em contato com a Central de Relacionamento ou WhatsApp, ambos com número 0800 570 0800.  

Últimas