Portal Correio Prefeitura de João Pessoa promove vacinação contra raiva animal itinerante

Prefeitura de João Pessoa promove vacinação contra raiva animal itinerante

​ A Prefeitura de João Pessoa, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), realiza uma ação de vacinação antirrábica itinerante para as pessoas que criam a partir de oito animais. Dessa forma, elas não precisarão se deslocar até o posto de vacinação e seus pets serão imunizados em casa. Para se cadastrar, basta […]

Portal Correio

Vacinação Raiva animal João Pessoa

Vacinação Raiva animal João Pessoa

Portal Correio
(Foto: Dayse Euzébio/Secom-JP)

A Prefeitura de João Pessoa, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), realiza uma ação de vacinação antirrábica itinerante para as pessoas que criam a partir de oito animais. Dessa forma, elas não precisarão se deslocar até o posto de vacinação e seus pets serão imunizados em casa. Para se cadastrar, basta comparecer ao CCZ, a partir desta quarta-feira (13), no horário de funcionamento, das 8h às 12h ou das 13h às 17h, na Rua Walfredo Macedo Brandão, 100, Bancários.
 
De acordo com a diretora do Centro de Controle de Zoonoses, Pollyana Dantas, o objetivo é realizar a ação de vacinação rápida e sem aglomeração, dentro dos protocolos de segurança contra a Covid-19, com toda comodidade para quem cuida de muitos animais e não tem como levá-los para se vacinar nos postos de vacinação.
 
“A imunização é indicada para animais a partir dos quatro meses de vida e, para vacinar, é preciso que os bichinhos estejam sadios. Fêmeas gestantes ou amamentando e filhotes não podem ser vacinados”, ressaltou Pollyana Dantas, acrescentando que o telefone de contato do CCZ para dúvidas é o (83) 3214-3459.
 
A vacina antirrábica protege contra a raiva e evita a transmissão da doença aos seres humanos, que pode ser contaminado por meio da mordida ou saliva do animal. A doença pode afetar o sistema nervoso central e evoluir para óbito.

A doença

A raiva animal é uma doença causada por um vírus. Ela ataca diversos animais e, também, o homem. O cão, o gato e o morcego são os principais transmissores da raiva em áreas urbanas. O animal raivoso apresenta mudança de comportamento, para de comer, esconde-se em locais mais escuros, tenta beber água sem conseguir engolir, procura fugir de onde está preso e morde tudo o que vê pela frente (objetos, animais e pessoas).

Últimas