Portal Correio Programa Jovens Embaixadores abre inscrições para 50 vagas em intercâmbio nos Estados Unidos

Programa Jovens Embaixadores abre inscrições para 50 vagas em intercâmbio nos Estados Unidos

O Programa Jovens Embaixadores abriu, nesta quarta-feira (17), as inscrições para intercâmbio nos Estados Unidos. São ofertadas 50 vagas. A viagem terá duração de três semanas e acontecerá entre os meses de maio e junho de 2022. Durante o intercâmbio, os selecionados vão participar de oficinas sobre liderança e empreendedorismo e de visitas a escolas […]

Portal Correio
Portal Correio

Portal Correio

Portal Correio
Foto: Toninho Tavares/ Agencia Brasília

O Programa Jovens Embaixadores abriu, nesta quarta-feira (17), as inscrições para intercâmbio nos Estados Unidos. São ofertadas 50 vagas. A viagem terá duração de três semanas e acontecerá entre os meses de maio e junho de 2022. Durante o intercâmbio, os selecionados vão participar de oficinas sobre liderança e empreendedorismo e de visitas a escolas e projetos sociais. A programação prevê, ainda, reuniões com representantes do governo e apresentações sobre o Brasil.

Podem concorrer às vagas estudantes da rede pública de ensino de todo o Brasil. As inscrições acontecem até 9 de fevereiro, pelo site do programa. Na Paraíba, a Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia (SEECT-PB) é a Instituição Parceira da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil para a execução do programa Jovens Embaixadores. Estudantes paraibanos podem enviar suas dúvidas e realizar um acompanhamento de inscrição através do e-mail jovensembaixadoresparaiba@gmail.com.

A seleção dos estudantes será feita por meio de avaliação do desempenho escolar, provas escritas de proficiência em Língua Inglesa, além de entrevistas orais em Inglês.

Pré-requisitos

Os estudantes interessados em participar da seleção devem seguir alguns pré-requisitos, como: ter nacionalidade brasileira; ter entre 15 e 18 anos; ter pouca ou nenhuma experiência no exterior; jamais ter viajado aos EUA; ter boa fluência oral e escrita em Inglês; ser aluno do Ensino Médio da rede pública; pertencer à camada socioeconômica menos favorecida; ter excelente desempenho escolar; ter perfil de líder e empreendedor; ser comunicativo; possuir boa relação doméstica e escolar; estar engajado em atividades de empreendedorismo e impacto social.

Programa Jovens Embaixadores

O Programa Jovens Embaixadores é uma iniciativa oficial do Departamento de Estado dos EUA e, no Brasil, é coordenado pela Embaixada e Consulados dos Estados Unidos da América.

Entre os principais colaboradores estão o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), a ampla rede de Centros Binacionais Brasil-Estados Unidos (BNCs), além de empresas que demonstram comprometimento com a responsabilidade social corporativa.

Últimas