Portal Correio Projeto na UFPB oferta 120 vagas para cursos gratuitos na área de turismo

Projeto na UFPB oferta 120 vagas para cursos gratuitos na área de turismo

Projeto de extensão da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em parceria com a Empresa Paraibana de Turismo (PBTUR), está com inscrições abertas para 120 vagas em três cursos gratuitos na área de turismo. As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa). O prazo acaba na próxima […]

Portal Correio
Portal Correio

Portal Correio

Portal Correio
Centro de Comunicação, Turismo e Artes da UFPB (Foto: Angélica Gouveia/UFPB)

Projeto de extensão da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em parceria com a Empresa Paraibana de Turismo (PBTUR), está com inscrições abertas para 120 vagas em três cursos gratuitos na área de turismo. As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa). O prazo acaba na próxima quarta-feira (15).

Profissionais e pessoas da comunidade acadêmica que atuam ou têm interesse em atuar no setor de hospitalidade podem escolher entre as capacitações em Contabilidade para gestão de negócios (40 vagas), Gestão de mídias sociais para meios de hospedagem (40 vagas) e Boas práticas de fabricação para restaurantes (40 vagas).

Cada curso terá carga horária de 20 horas e funcionará de forma remota, por meio das plataformas Google classrroom e Google meets, sempre às 18h30.

“Faz alguns anos que temos esta parceria com a PBTUR. Organizamos esses cursos conforme as necessidades do trade turístico paraibano. São demandas novos protocolos em virtude da pandemia de Covid-19. Quem não está nas mídias sociais fica à margem. Questões de gestão são sempre fundamentais”, afirma a professora Paula Leão, coordenadora dos cursos e docente do Departamento de Turismo e Hotelaria da UFPB.

A docente destaca que a pandemia de Covid-19 afetou muito o setor de turismo desde março de 2020, assim que foi confirmado o primeiro caso da doença. “No final do ano passado, o setor ensaiou retomada. No início deste, a situação piorou. Agora, neste mês de setembro, a demanda melhorou. A chegada da variante delta deixa o cenário apreensivo”, diz a coordenadora.

O projeto de extensão Capacitho UFPB: capacitação, atualização e consultoria em hospitalidade é uma iniciativa conjunta dos departamentos de Turismo e Hotelaria, de Gastronomia e de Finanças e Contabilidade da UFPB, em parceria com a PBTUR. Outros detalhes sobre a iniciativa podem ser consultados pelo e-mail capacithoufpb@gmail.com.

Confira o período e ementa de cada curso

Contabilidade para gestão de negócios

Período: 16 de setembro a 1º de outubro

Noções preliminares: conceito de Contabilidade, objeto de estudo, finalidade e usuários das informações contábeis, características da informação contábil; Patrimônio e situação líquida patrimonial; Relatórios gerenciais para tomada de decisão: Balanço patrimonial, Demonstração do Resultado, planejamento tributário e plano de negócio; Controle financeiro: orçamento e Fluxo de caixa; Formação do preço de venda.

Gestão de mídias sociais para meios de hospedagem

Período: 18 a 30 de outubro

Hospitalidade; Conceitos de Marketing e Vendas; Passos para uma Gestão de Mídias Sociais; Planejamento; Programação; Design e criação; Produção de conteúdo; Atendimento e gestão; Habilidades de um gerente de mídias; Estratégias essenciais; A correta utilização de anúncios; Doze mandamentos para um planejamento de mídias; Avaliação dos resultados.

Boas práticas de fabricação para restaurantes

Período: 04 a 16 de outubro

Boas práticas para o setor de Alimentos e Bebidas: Como proceder; O que são as Boas Práticas na Produção de Alimentos e como a qualidade na produção influencia o resultado positivo no setor; Benefícios de uma Gestão pautada nas BPFs; Manipulador de Alimentos. Contaminação dos Alimentos; Perigos; Como evitar a contaminação Cruzada. Doenças Transmitidas por Alimentos; Higienização de utensílios e instalações; Controle Integrado de vetores e Pragas; Documento; Selo Turismo Responsável.

Últimas