Portal Correio Projeto oferece ‘passeio’ em bem-estar a pacientes internados em hospitais de João Pessoa

Projeto oferece ‘passeio’ em bem-estar a pacientes internados em hospitais de João Pessoa

“Me sinto revigorada quando eles me trazem aqui. Gosto muito desse passeio”. Assim se sente Heridulce Pessoa Pires, de 82 anos, ao participar do Projeto Luz do Sol. Internada há quase 90 dias no Hospital Alberto Urquiza Wanderley, em João Pessoa, a idosa saiu do apartamento para ir no Solário, um local aberto, no quarto […]

Portal Correio

Portal Correio

Portal Correio
Foto: Divulgação

“Me sinto revigorada quando eles me trazem aqui. Gosto muito desse passeio”. Assim se sente Heridulce Pessoa Pires, de 82 anos, ao participar do Projeto Luz do Sol. Internada há quase 90 dias no Hospital Alberto Urquiza Wanderley, em João Pessoa, a idosa saiu do apartamento para ir no Solário, um local aberto, no quarto andar do hospital.

Sair do apartamento ou mesmo de uma unidade de tratamento intensivo (UTI) para ver e sentir coisas novas faz parte do projeto, desenvolvido pela equipe de fisioterapia dos hospitais próprios do plano de saúde Unimed JP.

Esse momento especial para o paciente envolve a equipe multiprofissional do hospital, que avalia as condições de sair ou não do leito. Dependendo do quadro do paciente, ele pode ir na cama ou em uma cadeira de rodas. Além disso, até suporte ventilatório é colocado para que o paciente esteja seguro.

A ação pode melhorar as condições físicas e emocionais de quem está internado. Além do solário, que tem uma visão panorâmica de vários bairros da cidade, o paciente pode, por exemplo, ir à capela do hospital.

Equilíbrio biopsicossocial

Tirar o paciente do leito é uma ferramenta de humanização, que propicia ao doente crítico em recuperação o acesso a vários ambientes. Isso contribui para a restauração do equilíbrio biopsicossocial dos pacientes.

Também é possível incrementar a assistência fisioterapêutica, melhorando a função respiratória e uma recuperação mais efetiva da função motora. O paciente estará mais propício a resultados de uma reabilitação integral e humanizada. Outra grande vantagem é facilitar a alta hospitalar.

Todo paciente que for liberado pela equipe multiprofissional para fazer o passeio será acompanhado por profissionais de fisioterapia e enfermagem.

O Projeto Luz do Sol é um dos mais de 30 projetos de humanização e bem-estar desenvolvidos pelos hospitais próprios da Unimed João Pessoa. Os profissionais da cooperativa avaliam que esse tipo de ação feita com o paciente é tão importante quanto os equipamentos modernos, medicações eficientes e profissionais capacitados.

Isso faz com que o paciente seja tratado como um todo, proporcionando, além do tratamento da enfermidade, bem-estar físico e mental.

Últimas