Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Saiba como fazer mamografia pela rede pública em João Pessoa

A campanha anual Outubro Rosa da Prefeitura de João Pessoa convoca as mulheres a partir de 40 anos de idade a fazer o exame de mamografia. A medida é indicada para prevenção contra a incidência dos cânceres de mama e do colo do útero. O exame esta disponível, gratuitamente, na rede municipal de saúde e […]

Portal Correio|

Câncer de mama
Câncer de mama Câncer de mama

A campanha anual Outubro Rosa da Prefeitura de João Pessoa convoca as mulheres a partir de 40 anos de idade a fazer o exame de mamografia. A medida é indicada para prevenção contra a incidência dos cânceres de mama e do colo do útero.

O exame esta disponível, gratuitamente, na rede municipal de saúde e deve ser solicitado nas Unidades de Saúde da Família (USF), lembrando de continuar adotatando todos os protocolos de saúde relativos à prevenção da Covid-19. 

Ao se dirigir a Unidade de Saúde da Família (USF) mais próxima à sua residência, a mulher deve solicitar o formulário de requisição para realizar a mamografia.

“Na unidade essa mulher será examinada por um profissional de saúde que vai fazer a solicitação para o exame, independente de ela apresentar alguma alteração na mama”, explica Joana de Barros, coordenadora da Área Técnica de Saúde da Mulher, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Publicidade

De posse dessa solicitação a mulher pode se dirigir a um dos locais onde é realizado o exame portando cópias e originais dos seguintes documentos: Cartão do SUS de João Pessoa, RG, CPF, e comprovante residencial atualizado, além da requisição do exame. A usuária pode optar, ainda, se dirigir ao Distrito ao qual a unidade de saúde pertence e fazer o agendamento no local.

Locais onde fazer o exame

A mamografia pode ser realizada nos hospitais Napoleão Laureano e São Vicente de Paula, no bairro Jaguaribe. “Até o final deste ano a carreta do Sesc vai ficar estacionada no pátio do Hospital Santa Isabel realizando mamografias em mulheres com idade entre 50 e 69 anos”. Outra opção é o Centro Especializado Diagnostico do Câncer (CEDC) da rede do Estado.

“A partir dos 40 anos toda mulher tem direito a fazer uma mamografia por ano, de preferência na data de seu aniversário, medida adotada para facilitar a realização do exame. Porém, se essa mulher estiver a mais de um ano sem fazer a momografia deve antecipar a realização do exame”, orienta.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.