Portal Correio Saiba como fazer mamografia pela rede pública em João Pessoa

Saiba como fazer mamografia pela rede pública em João Pessoa

A campanha anual Outubro Rosa da Prefeitura de João Pessoa convoca as mulheres a partir de 40 anos de idade a fazer o exame de mamografia. A medida é indicada para prevenção contra a incidência dos cânceres de mama e do colo do útero. O exame esta disponível, gratuitamente, na rede municipal de saúde e […]

Portal Correio
Câncer de mama

Câncer de mama

Portal Correio
Mamografia é essencial para o diagnóstico precoce (Foto: Arquivo/Jornal Correio da Paraíba)

A campanha anual Outubro Rosa da Prefeitura de João Pessoa convoca as mulheres a partir de 40 anos de idade a fazer o exame de mamografia. A medida é indicada para prevenção contra a incidência dos cânceres de mama e do colo do útero.

O exame esta disponível, gratuitamente, na rede municipal de saúde e deve ser solicitado nas Unidades de Saúde da Família (USF), lembrando de continuar adotatando todos os protocolos de saúde relativos à prevenção da Covid-19. 
 
Ao se dirigir a Unidade de Saúde da Família (USF) mais próxima à sua residência, a mulher deve solicitar o formulário de requisição para realizar a mamografia.

“Na unidade essa mulher será examinada por um profissional de saúde que vai fazer a solicitação para o exame, independente de ela apresentar alguma alteração na mama”, explica Joana de Barros, coordenadora da Área Técnica de Saúde da Mulher, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
 
De posse dessa solicitação a mulher pode se dirigir a um dos locais onde é realizado o exame portando cópias e originais dos seguintes documentos: Cartão do SUS de João Pessoa, RG, CPF, e comprovante residencial atualizado, além da requisição do exame. A usuária pode optar, ainda, se dirigir ao Distrito ao qual a unidade de saúde pertence e fazer o agendamento no local.

Locais onde fazer o exame

A mamografia pode ser realizada nos hospitais Napoleão Laureano e São Vicente de Paula, no bairro Jaguaribe.  “Até o final deste ano a carreta do Sesc vai ficar estacionada no pátio do Hospital Santa Isabel realizando mamografias em mulheres com idade entre 50 e 69 anos”. Outra opção é o Centro Especializado Diagnostico do Câncer (CEDC) da rede do Estado.
 
“A partir dos 40 anos toda mulher tem direito a fazer uma mamografia por ano, de preferência na data de seu aniversário, medida adotada para facilitar a realização do exame. Porém, se essa mulher estiver a mais de um ano sem fazer a momografia deve antecipar a realização do exame”, orienta.

Últimas