Portal Correio Saúde de Campina Grande suspende serviços e programas após instabilidade de sistemas do SUS

Saúde de Campina Grande suspende serviços e programas após instabilidade de sistemas do SUS

A Secretaria de Saúde de Campina Grande informa que vários serviços e programas da base do Sistema Único de Saúde (SUS) estão indisponíveis desde o início desta semana, o que impossibilita o acesso dos servidores municipais aos sistemas para a execução de muitos serviços, como a marcação de exames, consultas e o levantamento do boletim […]

Portal Correio
Secretaria Saúde Campina Grande

Secretaria Saúde Campina Grande

Portal Correio
Sede da Secretaria de Saúde em Campina Grande (Foto: Codecom/PMCG)

A Secretaria de Saúde de Campina Grande informa que vários serviços e programas da base do Sistema Único de Saúde (SUS) estão indisponíveis desde o início desta semana, o que impossibilita o acesso dos servidores municipais aos sistemas para a execução de muitos serviços, como a marcação de exames, consultas e o levantamento do boletim epidemiológico da Covid-19.

Entre os serviços indisponíveis está o Sistema de Regulação (Sisreg), de marcação de consultas especializadas e exames. Com isso, os servidores das Unidades Básicas de Saúde não têm acesso para realizar os agendamentos. Contudo, como o Sisreg opera as marcações a partir de 15 dias à frente, a agenda não está comprometida e os agendamentos realizados anteriormente para o período seguem sendo executados.

Com relação às marcações realizadas na própria Secretaria, de exames de alta complexidade e cirurgias eletivas, os profissionais seguem recebendo e dando entrada em protocolo próprio para, assim que o sistema retornar, eles possam agendar e entrar em contato com os cidadãos.

Em relação às informações da vacinação contra a Covid-19, a Coordenação Municipal de Imunização segue sem acesso ao ConectSUS e à plataforma Si-PNI. Apesar disso, todos os registros da vacinação seguem sendo alimentados no site Vacinação Campina Grande e no app Vacina Campina e todos os dados que estavam registrados nestas plataformas próprias seguem resguardados.

A pasta municipal também não possui acesso ao DataSUS e ao CadSUS Web, plataformas indispensáveis para a alimentação de dados importantes da saúde pública municipal e para o registro de emissão ou transferência de cartão do SUS. Apesar disso, a Secretaria de Saúde segue recebendo as solicitações de emissão ou transferência.

Outros sistemas como e-SUS Notifica e SIVEP Gripe também estão indisponíveis, o que impede o monitoramento de dados de infecção por Covid-19 na cidade. O Ministério da Saúde continua tentando restabelecer todos os sistemas e, enquanto isso, a Secretaria de Saúde de Campina Grande segue buscando alternativas para manter os serviços em funcionamento para a população.

Últimas