Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Seplan insere ferramentas do TCE no Observatório de Campina Grande

Pensando em ampliar ainda mais a transparência pública, acabam de ser inseridas no Observatório de Campina Grande algumas ferramentas fiscalizatórias do Tribunal de Contas da Paraíba (TCE), como o Sagres e o Índice de Gastos Públicos da Paraíba (IDGPB). O Observatório é uma plataforma online, que integra dados públicos municipais, além de outras informações sobre […]

Portal Correio|

Portal Correio
Portal Correio Portal Correio

Pensando em ampliar ainda mais a transparência pública, acabam de ser inseridas no Observatório de Campina Grande algumas ferramentas fiscalizatórias do Tribunal de Contas da Paraíba (TCE), como o Sagres e o Índice de Gastos Públicos da Paraíba (IDGPB). O Observatório é uma plataforma online, que integra dados públicos municipais, além de outras informações sobre a cidade, gerenciado pela Secretaria de Planejamento de Campina Grande (Seplan), sob a liderança da primeira-dama, Juliana Figueiredo Cunha Lima.

Com o Portal do Sagres e o IDGPB será possível a consulta de dados sobre receitas, despesas e folha de pessoal, entre outros gastos, de todos os municípios paraibanos. Também poderá ser feita uma comparação, através de gráficos, sobre como os municípios estão utilizando os recursos relacionados à Saúde e Educação. Essas informações podem ser encontradas na aba “Audite Paraíba” no site do Observatório.

O coordenador do projeto, Adolfo Matias, disse que na plataforma também foram inseridas, recentemente, mapas digitais dos novos bairros da cidade, além de outros dados referentes às fronteiras do município, e de locais onde há problemas com alagamentos, entre outros. Ele destacou a importância do projeto para a cidade e para a população.

“O Observatório é uma ferramenta de controle de gestão e transparência poderosa para o gestor público realizar as políticas públicas, mas também para o cidadão que pode acompanhar, auditar e usufruir dos serviços municipais. Saímos da parte inicial do projeto e agora estamos em uma fase mais dinâmica. O Observatório potencializa Campina Grande, no momento em que temos dados para se trabalhar”, disse Matias.

Publicidade

O secretário Felix Neto ressaltou que o Observatório de Campina Grande representa mais desenvolvimento socioeconômico e político e que Campina Grande será exemplo para o Brasil no quesito transparência.

Ao acessar a plataforma (www.observa.campinagrande.br) a população poderá ver dados econômicos, sobre a educação, saúde, dados sobre a vacinação contra a covid-19, transporte público, horários dos ônibus em tempo real, e outras informações.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.