Portal Correio Sesc inscreve artistas para Mostra Atual Paraibana de Arte Naif

Sesc inscreve artistas para Mostra Atual Paraibana de Arte Naif

O Sesc está com inscrições abertas, através de edital de seleção, para a Mostra Atual Paraibana de Arte Naif, novo projeto da instituição que busca valorizar a produção e os artistas da cena Naif no estado. Mais notícias no Portal Correio A Mostra tem como eixo curatorial o tema Festejos Populares do Litoral ao Sertão Paraibano, […] The post Sesc inscreve artistas para Mostra Atual Paraibana de Arte Naif first appeared on Portal Correio.

Sesc, Arte Naif, Artistas, Mostra Paraibana de Arte Naif, Mostra Atual Paraibana de Arte Naif

Sesc, Arte Naif, Artistas, Mostra Paraibana de Arte Naif, Mostra Atual Paraibana de Arte Naif

Portal Correio
Foto: Divulgação

O Sesc está com inscrições abertas, através de edital de seleção, para a Mostra Atual Paraibana de Arte Naif, novo projeto da instituição que busca valorizar a produção e os artistas da cena Naif no estado.

Mais notícias no Portal Correio

A Mostra tem como eixo curatorial o tema Festejos Populares do Litoral ao Sertão Paraibano, com o intuito de homenagear a artista Analice Uchoa.

Além da seleção para uma mostra coletiva realizada em João Pessoa, o Sesc irá conceder seis prêmios Aquisição, no valor de quatro mil reais para cada um dos contemplados.

As inscrições são gratuitas e ocorrem até o dia 31 de março. O edital, o link para inscrição e demais anexos estão disponíveis no site www.sescpb.com.br

As obras inscritas serão avaliadas seguindo os critérios de relevância artística; adequação da proposta à temática; currículo do artista e documentação; e adequação da proposta artística ao ambiente expositivo.

As propostas serão avaliadas por uma comissão técnica e o resultado será divulgado no dia 11 de abril. 

A Arte Naif é reconhecida como Patrimônio Cultural da Paraíba, tendo a Guarabira como a Capital Cultural da Arte Naif, uma vez que a cidade é berço de alguns dos principais nomes deste estilo popular no Brasil, como Clóvis Junior, Adriano Dias e Marby Silva.

A arte Naif se caracteriza pela ausência de técnicas usuais das artes visuais, como o uso de perspectiva tradicional, formas convencionais de composição e de utilização das cores, e pela visão ingênua do mundo.

Com cores vivas e alegres, fora dos padrões das artes clássicas, a simplificação dos elementos decorativos, o gosto pela descrição minuciosa, o retrato de festas e elementos folclóricos, a visão idealizada da natureza e a presença de elementos do imaginário popular são alguns dos traços característicos dessa modalidade artística. 

A artista Analice Uchoa, homenageada da Mostra Atual Paraibana de Arte Naif, é natural de Campina Grande e trabalha com artes visuais desde a década de 80, quando utilizava o artesanato como linguagem.

Na década de 90, começou o trabalho com telas utilizando o Naif como expressão artística, e desde então já expôs em diversos lugares do Brasil e do exterior. 

The post Sesc inscreve artistas para Mostra Atual Paraibana de Arte Naif first appeared on Portal Correio.

Últimas