Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Viveiro da Prefeitura de João Pessoa produziu cerca de 17 mil mudas da Mata Atlântica

O Viveiro Florestal de Plantas Nativas, administrado pela Secretaria de Meio Ambiente (Semam) da Prefeitura de João Pessoa, produziu cerca de 17 mil mudas nativas da Mata Atlântica durante o ano. O espaço, localizado no bairro Valentina de Figueiredo, trabalha com espécies de plantas da Mata Atlântica, principal bioma onde está inserida a cidade de […]

Portal Correio|

(Foto: Divulgação/Secom-JP)

O Viveiro Florestal de Plantas Nativas, administrado pela Secretaria de Meio Ambiente (Semam) da Prefeitura de João Pessoa, produziu cerca de 17 mil mudas nativas da Mata Atlântica durante o ano. O espaço, localizado no bairro Valentina de Figueiredo, trabalha com espécies de plantas da Mata Atlântica, principal bioma onde está inserida a cidade de João Pessoa.

Pesquisa da UFCG revela que 40% da vegetação brasileira foi degradada nas duas últimas décadas

A produção é feita a partir de sementes coletadas em árvores consideradas matrizes, em vários pontos da Paraíba, selecionadas e beneficiadas, até se transformarem em pequenas mudas. Quem tiver interesse pode adquirir até duas unidades no local. 

Publicidade

Entre as espécies produzidas no Viveiro estão Sibipiruna, Pau-brasil, Pau Formiga, Jacarandá, Castanheira do Maranhão, Castanha do Pará, Ipêzinho de Jardim, Guapuruvú, Barriguda, Craibeira e Chichá, além dos Ipês Rosa, Amarelo, Branco e Roxo. 

No local, a população recebe orientações técnicas sobre o transporte, plantio, espaço adequado para o cultivo e a manutenção da árvore. Para o engenheiro agrônomo da Semam, Martinho Queiroga, chefe da Divisão de Arborização e Reflorestamento da Semam e coordenador geral do Viveiro Florestal, é imprescindível que a população siga as orientações da equipe técnica para garantir a adaptação da espécie no espaço urbano, levando em conta pontos importantes como redes elétricas, de água e esgoto, além das dimensões e obstáculos existentes nas calçadas. 

Publicidade

A Semam vem realizando plantio em áreas urbanas como canteiros centrais de ruas e avenidas, praças, parques, escolas públicas, CREIS (Centros de Referência em Educação Infantil), condomínios entregues à população pela Prefeitura, além da recuperação de áreas degradadas.

Em 2021 foram plantadas e distribuídas 14.138 mudas de plantas nativas da Mata Atlântica. “Em 2022, chegou a 17 mil, dessas 5.850 foram doadas. As demais foram plantadas em área degradadas e estão separadas para os Plantios do Programa Árvores da Cidade”. 

Publicidade

Serviço

Quem quiser adquirir uma muda de árvore nativa da Mata Atlântica pode se dirigir ao Viveiro Florestal, na rua Embaixador Sérgio Vieira de Melo, s/nº – bairro Valentina Figueiredo. Aberto de segunda a sexta, das 8h às 16h. São doadas até duas mudas de árvores por pessoa. Mais informações pelo telefone (83) 98176-3199. 

Acompanhe a TV Correio na Internet

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.