Portal Correio Volume de serviços na PB cresce 0,5% em fevereiro e tem alta de 10,9% em 12 meses

Volume de serviços na PB cresce 0,5% em fevereiro e tem alta de 10,9% em 12 meses

O volume de serviços na Paraíba teve alta de 10,9% em 12 meses, em relação ao mesmo período do ano anterior, de acordo com a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nessa terça-feira (12). Quase metade dos consumidores da PB pretende presentar na Páscoa, diz pesquisa da […] The post Volume de serviços na PB cresce 0,5% em fevereiro e tem alta de 10,9% em 12 meses first appeared on Portal Correio.

Serviços

Serviços

Portal Correio
Foto: Imagem ilustrativa/Divulgação/Secom-PB

O volume de serviços na Paraíba teve alta de 10,9% em 12 meses, em relação ao mesmo período do ano anterior, de acordo com a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nessa terça-feira (12).

Quase metade dos consumidores da PB pretende presentar na Páscoa, diz pesquisa da Abracinov

Apesar de apresentar um crescimento significativo, o resultado é o sexto menor do Brasil. Ficou abaixo da média do nacional (13%) e, na região Nordeste, foi maior apenas que os observados no Piauí (5,9%) e no Maranhão (10,5%).

Ainda em relação ao acumulado nos últimos 12 meses, a receita nominal de serviços no estado, apresentou crescimento de 16,9%, muito próxima da média nacional de 17,2%. O crescimento pode ser considerado significativo, embora que o índice foi o nono menor do país. Na região, apenas os estados do Piauí (10,6%) e Maranhão (16,3%) apresentaram valores menores.

Acompanhe a TV Correio na internet

Em relação ao mês anterior (janeiro), a PMS demonstra que o volume e a receita nominal de serviços, na Paraíba, aumentaram 0,5% e 1,5%, respectivamente. Enquanto no Brasil houve um decréscimo de 0,2% no volume de serviços e aumento de 1,5% na receita nominal.

A variação do volume de serviços do estado representou a 14o maior do país e a segunda do Nordeste. Apenas Alagoas apresentou índice maior que a Paraíba, com crescimento de 1,3%.

“Importante ressaltar que 13 das 27 unidades da federação tiveram retração no volume de serviços em fevereiro de 2022, enquanto na Paraíba houve aumento no indicador”, disse o IBGE.

Outro dado refere-se à comparação com o mesmo mês (fevereiro) do ano anterior (2021). Nesse quesito, o estado apresentou avanço no setor de 13,3% na receita nominal e 5% no volume de serviços. Enquanto, para os mesmos indicadores, a média brasileira foi de 13,1% e 7,4%, respectivamente.

The post Volume de serviços na PB cresce 0,5% em fevereiro e tem alta de 10,9% em 12 meses first appeared on Portal Correio.

Últimas