Yuri Gonzaga lança single nesta sexta-feira

Nesta sexta-feira (13), o single ‘Respeita Minha Barba’, de Yuri Gonzaga, chega às plataformas digitais. Carregada de poesia e mostrando uma faceta diferente do músico, a canção faz parte do disco Amador, o primeiro da carreira solo de Yuri. Além do lançamento da faixa, o clipe dirigido por Ana Moraes também estreia na sexta. “É […]

Portal Correio
Portal Correio

Portal Correio

Portal Correio
Trecho do clipe ‘Respeita Minha Barba’, dirigido por Ana Moraes

Nesta sexta-feira (13), o single ‘Respeita Minha Barba’, de Yuri Gonzaga, chega às plataformas digitais. Carregada de poesia e mostrando uma faceta diferente do músico, a canção faz parte do disco Amador, o primeiro da carreira solo de Yuri. Além do lançamento da faixa, o clipe dirigido por Ana Moraes também estreia na sexta.

“É muito simbólico começar esse projeto com ‘Respeita Minha Barba’. Ela é uma música especial em muitos aspectos, um deles é que a canção é uma composição do meu irmão Gonzaguinha Costa. Já a apresentei em alguns shows, mas só agora a gravei. A mensagem trata de uma autoafirmação, um pedido de respeito não de forma ‘agressiva’, mas como um cuidado consigo mesmo. Associo isso à minha descoberta enquanto artista quando passei, e ainda passo, pelo processo de me conhecer, me entender como alguém múltiplo e exigir respeito por isso, pelo que se é, pelo que sou”, comentou Yuri.

O single já fazia parte do repertório de algumas apresentações ao vivo de Yuri Gonzaga, porém só em 2021 a canção ganhou gravação em home studio. A composição recebeu o toque especial do músico e produtor Rafael Chaves, também responsável juntamente com Yuri pela produção no restante do disco.

A primeira audição do single pode surpreender quem já acompanha o trabalho de Yuri desde Os Gonzagas, banda que fundou ao lado de seu irmão em 2012. Isto porque a sanfona não foi utilizada nesse single e o músico preferiu dar espaço ao violão. “Nesta primeira faixa, senti junto com Rafael Chaves que não tinha necessidade de se colocar uma sanfona na canção, ela não pedia isso. A sensação do projeto também é isso: sentir a música e entender o que ela tem a mostrar, a oferecer”, concluiu.

Enquanto continua paralelamente sua carreira n’Os Gonzagas, Yuri aproveita a liberdade individual de sua carreira solo para criar artisticamente. Quando concorreu na edição do ano de 2020 do Festival de Música da Paraíba, Gonzaga já apresentava este seu lado teatral, poético e interpretativo que pretende explorar ainda mais na jornada. “Eu me reconheço e me descubro a cada dia em outras situações, em outras possibilidades”, contou.

Amador será lançado no segundo semestre como um álbum visual, com seis músicas inéditas que narram um dia na vida de um personagem. Cada canção fala sobre um cômodo de casa e seus rituais cotidianos. O clipe de ‘Respeita…’ foi roteirizado, captado, editado e dirigido pela videomaker Ana Moraes, responsável por transformar o disco num álbum visual.

Últimas