Coronavírus

Cidades Porto Alegre imuniza pessoas com 36 anos. Veja outras oito capitais

Porto Alegre imuniza pessoas com 36 anos. Veja outras oito capitais

Após começar vacinar pessoas com 20 anos, Manaus suspende 1ª dose e vai receber apenas quem precisa da 2ª dose nesta terça

Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O país vai avançando na imunização contra covid-19, e diversas cidades brasileiras iniciaram novos grupos prioritários para receber a primeira dose do imunizante. Em Porto Alegre, começa nesta terça-feira (13) a vacinação de pessoas com 36 anos ou mais, enquanto no Rio de Janeiro, a de homens com 39 anos.

Outras capitais, no entanto, interromperam a aplicação da primeira dose e vão atender somente pessoas que precisam receber a segunda. Em Manaus, por exemplo, foi suspensa por causa da alta procura da vacina na semana passada, quando a cidade iniciou a imunuzação da população com 20 anos ou mais.

Veja, abaixo, como será a vacinação em nove capitais nesta terça-feira.

Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro vai vacinar os homens com 39 anos. O grupo começa ser imunizado um dia depois do início da vacinação de mulheres com a mesma idade. Também nesta terça, conforme calendário da prefeitura, as unidades seguem aplicando a segunda dose, conforme a data estipulada no comprovante da primeira.

A Secretaria Municipal de Saúde recomenda que as pessoas prefiram se vacinar a partir das 10h, quando os postos ficam mais vazios. Quem vai receber a vacina deve apresentar identificação original com foto, número do CPF e, se possível, a caderneta de vacinação, além de documentação que comprove a elegibilidade.

Salvador

A capital baiana vai vacinar contra covid-19, nesta terça-feira, pessoas com 40 anos, nascidas exclusivamente no período de 10 de novembro de 1980 a 10 de janeiro de 1981, que fizeram o agendamento no site Hora Marcada.

Segundo a Prefeitura de Salvador, por causa do baixo estoque de imunizantes na cidade, somente quem tiver feito o agendamento prévio no site poderá receber a primeira dose do imunizante. A gestão municipal habilitou as incrições na última segunda-feira (12).

Fortaleza

A capital cearense disponibiliza a relação que abrange o público da imunização por idade, com informações atualizadas pela SMS (Secretaria Municipal de Saúde), e que podem ser acessadas no site da prefeitura.

A Prefeitura de Fortaleza informa que atende conforme agendamento a população com menos de 50, enquanto todas as pessoas com mais de 50 anos podem ser imunizadas indo aos postos de vacinação sem a necessidade de agendamento prévio.

Belo Horizonte

A capital mineira iniciou a imunização de pessoas com 43 anos, completos até dia 31 de julho, na segunda-feira. O próximo grupo a ser vacinado contra covid-19, conforme o calendário da prefeitura, é o de pessoas com 42 anos, completos até dia 31 de julho, a partir da próxima quarta-feira (14).

Para ser imunizado em Belo Horizonte, é necessário ser residente do município, apresentar documento de identificação com foto, não ter recebido vacina contra a covid-19, não ter recebido qualquer outra vacina nos últimos 14 dias, não ter tido covid-19 com início de sintomas nos últimos 30 dias.

Manaus

Em Manaus, segue suspensa a aplicação da primeira dose da vacina contra covid-19 nesta terça-feira. A capital do Amazonas havia aberto, na semana passada, a imunização de pessoas com 20 anos ou mais, e devido à alta demanda, acabou o estoque de primeiras doses.

O município, no entanto, segue a imunização de pessoas que precisam receber a segunda dose pra completar o esquema vacinal. De acordo com a prefeitura, até sexta-feira, a capital amazonense já havia aplicado 1.331.602 doses, sendo 991.785 primeiras e 24.301 doses únicas da vacina da farmacêutica Janssen.

Curitiba

A Prefeitura de Curitiba informou que, após quase todas as vacinas da última remessa terem sido aplicadas, a cidade está sem imunizantes para primeira dose. Com isso, nesta terça-feira, não haverá atendimento nos pontos de vacinação contra a covid-19.

A expectativa da gestão municipal é que, nesta semana, cerca de 25 mil moradores de Curitiba devem receber a segunda dose para completar o esquema vacinal de proteção contra a covid-19.

Goiânia

Goiânia avança na vacinação e começa a aplicar as doses contra covid-19 para pessoas a partir de 39 anos nesta terça-feira. No último final de semana, a capital goiana fez uma Maratona da Vacina, que iniciou na manhã de sábado e durou até a manhã de domingo, e aplicou 6,5 mil doses, que ajudou a ampliar a faixa etária.

Segundo a prefeitura, a cidade terá 16 postos disponíveis que funcionam por meio de agendamento, das 8h às 17h, além do drive-thru no Shopping Passeio das Águas, que começa a funcionar com distribuição de senhas. Serão disponibilizadas duas mil senhas a partir das 8h.

Belém

Segundo a prefeitura de Belém, nesta terça-feira acontece a imunização das pessoas que estão com a segunda dose da CoronaVac marcada. A vacinação vai acontecer de 9h às 17h em sete pontos. Os documentos necessários são: RG, CPF e Cartão de Vacinação.

Também será o dia dos profissionais da saúde do Hospital Ophir Loyola, que vão receber a segunda dose da AstraZeneca, no próprio hospital. Outra categoria vacinada será a dos marítimos, de 9h às 12h, na sede do Sindicato Nacional dos Oficiais da Marinha Mercante.

Porto Alegre

Porto Alegre vai imunizar contra covid-19, nesta terça-feira, homens e mulheres com 36 anos ou mais. Na capital gaúcha, segundo a prefeitura, mais de 735 mil pessoas já receberam a primeira dose da vacina, e dessas, 413.564 já completaram o esquema vacinal.

A capital do Rio Grande do Sul mantém fixo no calendário de imunização os professores e profissionais de instituições de ensino da rede municipal, comunitária, estadual e particular (infantil, fundamental, médio, profissionalizante e superior), além de pessoas com deficiência permanente (PCDs) e com comorbidades.

Últimas