Cidades Postagens mostram sentimento positivo sobre debate da TV Correio

Postagens mostram sentimento positivo sobre debate da TV Correio

No Twitter, 87,22% das postagens sobre o debate que a TV Correio

Portal Correio

No Twitter, 87,22% das postagens sobre o debate que a TV Correio realizou com os candidatos a prefeito de João Pessoa apresentaram sentimento positivo. A hashtag #DebateNaTVCorreio ficou no topo das rede sociais no sábado passado, gerando buzz (resultado de uma ação de marketing viral bem sucedida).

Foram mais de dois mil tweets que foram monitorados pelo Laboratório de Informática e Macroeconomia da UFPB, que fez essa espécie de auditoria independente a pedido da TV Correio. Em outro modelo, com técnicas mais profundas de sentimentos, além de subcategorias de termos que geram intensidade na repercussão dos temas, também mostraram 84,05% dos tweets com sentimentos positivos.

Segundo a avaliação dos pesquisadores do Labimec, esse alto percentual de sentimento positivo indica que os internautas consideraram o debate proveitoso e destacaram a importância do confronto nesse momento da campanha política. Dados dos tweets indicaram a percepção dos telespectadores para o pouco conhecimento que demonstraram alguns candidatos sobre os instrumentos de política urbana do município, com o Plano Diretor. “Ficou clara a importância do debate. A população está atenta a tudo que é discutido”, descreveu o relatório produzido pelo Labimec.

O pesquisador responsável pelo monitoramento do debate promovido pela TV Correio foi o doutorando em Economia Pierre Ítalo Nascimento. O Labimec da UFPB tem como coordenadores os professores Cássio da Nóbrega Besarria e Maria Daniella de Oliveira. Trabalham na equipe Daniel Brito Campesi, Flávio Macaúbas Torres Filho, Rodrigo Jovê cesar Moralez e Wellington Charles Nóbrega.

“O Labimec deixa claro que reproduziu fielmente os resultados capacitados pelos nossos softwares, não tendo em momento algum opinião de cunho pessoal. Aplicou-se técnicas de machine learning para calcular o sentimento contido nos tweets de usuários em todo o Brasil”, diz o relatório do Labimec.

O Laboratório ainda ressalta que a análise foi direcionada apenas para os tweets com o filtro da #DebateNaTVCorreio. “Nesta semana, todos os tweets foram agregados e aplicamos duas técnicas diferentes para observar as alterações no sentimento. Ao considerar o modelo padrão de cálculo, aproximadamente 87.22% dos tweets são positivos. Posteriormente, utilizou-se um modelo mais profundo e, mesmo assim, aproximadamente 84.03% dos tweets continuaram positivos”, arrematou.

O debate da TV Correio foi retransmitido pelo Portal Correio, pelo blog da jornalista Sony Lacerda e pelo site Política&etc. As parcerias ajudaram a ampliar a repercussão do debate nas plataformas digitais.

“Na análise em LDA (Latent Dirichlet Allocation), análise que encontra palavras e tópicos e os agrupam conforme semelhança, foi definida a criação de 6 tópicos a partir de toda a base de tweets. Concluímos, que todos os tópicos estão focados no debate. A análise de bigramas, trigramas e nuvem de palavras, reforça o que foi discutido acima, percebermos a presença de vários termos que foram utilizando ao longo do debate por um ou outro candidato. Ficou clara a importância do debate. A população está atenta a tudo que é discutido”, confirma o relatório do Labimec.

Últimas