Cidades Prefeitura de SJC abre concorrência para concessão da Arena de Esportes

Prefeitura de SJC abre concorrência para concessão da Arena de Esportes

Espaço multiuso tem área construída de 10.700 metros quadrados e capacidade para 5 mil pessoas

  • Cidades | Do R7 Conteúdo e Marca

O objeto da concessão é a administração, gestão, operação, exploração e manutenção da Arena Municipal de Esportes, pelo prazo de 20 anos, prorrogável por mais 10 anos

O objeto da concessão é a administração, gestão, operação, exploração e manutenção da Arena Municipal de Esportes, pelo prazo de 20 anos, prorrogável por mais 10 anos

Claudio Vieira/PMSJC

A Prefeitura de São José dos Campos publicou o edital de concorrência pública para concessão da exploração do espaço da Arena Municipal de Esportes, localizada no Jardim das Indústrias, região oeste da cidade.

Os envelopes com a documentação e a proposta devem ser protocolados pelas concessionárias no Departamento de Recursos Materiais, localizado no Paço Municipal (Rua José de Alencar, 123), até as 9h do dia 3 de agosto de 2021. O objeto da concessão é a administração, gestão, operação, exploração e manutenção da Arena Municipal de Esportes, pelo prazo de 20 anos, prorrogável por mais 10 anos.

O modelo de negócios proposto consiste em uma concessão, com base na Lei Federal nº 8.987/1995. Na classificação das propostas, será levada em conta a maior oferta de percentual de remuneração mensal, não inferior a 5% a ser aplicada sobre a receita bruta da concessionária.

A arena pode converter-se em espaços multiuso capazes de receber diferentes modalidades de eventos esportivos, culturais, sociais, entre outros, com segurança, conforto e viabilidade econômica.

De acordo com o edital, deverão ser reservados dois dias da semana (terça e quarta-feira) para realização de atividades ou eventos das equipes esportivas que representam o município, sem ônus para o poder público.

A concessionária poderá explorar comercialmente a arena, abrangendo publicidade e estacionamento, com a cobertura correspondente de seguro. Um dos itens do edital refere-se à possibilidade de substituição do pavimento existente por piso removível. Caso isso não ocorra, a concessionária deverá garantir sua plena proteção para o uso em eventos esportivos.

Serão admitidas na concorrência pública as empresas ou consórcios de empresas na forma estabelecida no edital.

A arena

A arena, localizada na Rua Winston Churchill, 230, foi construída em um área de 10.700 m2, além  de um estacionamento com 15.700 m2 (705 vagas).

A quadra poliesportiva servirá às diversas equipes apoiadas e mantidas pela Prefeitura e poderá comportar apresentações artísticas, competições e eventos oficiais de outras modalidades, como judô, taekwondo, luta olímpica, karatê, ginástica (artística e rítmica).

No prédio principal, um grande hall está disponível para recepções, exposições, entrevistas coletivas e visitas à galeria de troféus. As arquibancadas, com capacidade para 5.000 pessoas, contam com cadeiras numeradas e estão equipadas para atender também as pessoas com mobilidade reduzida. Os ambientes elevados abrigam instalações para a imprensa e camarotes para autoridades e convidados.

Para acompanhamento do evento pela torcida, foi instalado um placar eletrônico de LED, de alta resolução. O equipamento está na altura do centro da quadra e tem quatro faces, com recursos em vídeo e informações sobre o tempo de jogo, resultado, performance dos atletas e estatísticas online das equipes.

O pavimento térreo compreende uma quadra poliesportiva com camarotes de piso. São 5 vestiários: 4 técnicas aos atletas –2 para o tempo da casa e igual para os visitantes– e 1 para jogadores, pessoas com deficiência e profissionais das equipes de exame antidoping.

Nesse andar ficam à disposição do público sanitários, bebedouros, lanchonetes e bilheterias. Dois elevadores, rampas e escadas dão acesso à arquibancada, no piso superior.

Texto de Nei José Sant'Anna
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

Últimas