Cidades Programa ‘Concertos Sinfônicos Digitais’ homenageia violinista Clóvis Pereira

Programa ‘Concertos Sinfônicos Digitais’ homenageia violinista Clóvis Pereira

O solista e violinista Clóvis Pereira, um dos principais compositores do Movimento Armorial do Brasil, é o homenageado deste sábado (22), a partir das 18h, no programa ‘Concertos Sinfônicos Digitais’, realizado pela Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa (OSMJP). O violinista Clóvis Pereira Filho será solista de uma peça composta pelo pai. A atração pode […]

Portal Correio
Portal Correio

Portal Correio

Portal Correio
Maestro Laércio Diniz apresenta o programa (Foto: Divulgação/Funjope)

O solista e violinista Clóvis Pereira, um dos principais compositores do Movimento Armorial do Brasil, é o homenageado deste sábado (22), a partir das 18h, no programa ‘Concertos Sinfônicos Digitais’, realizado pela Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa (OSMJP). O violinista Clóvis Pereira Filho será solista de uma peça composta pelo pai. A atração pode ser conferida neste link.

O programa traz concertos gravados e começa com a peça de Clóvis Pereira, ‘Concertino em Lá Maior para violino e orquestra de cordas’. Nordestino, de Recife (PE), chegou a ser compositor residente da OSMJP. Seu filho seguiu os mesmos caminhos e hoje se destaca como violinista spalla (nome dado ao primeiro-violino de uma orquestra) da Orquestra Sinfônica Brasileira. Clóvis Pereira Filho foi spalla da OSMJP durante três anos e atuou também na Dinamarca.

“É um concerto muito importante porque foi escrito para o filho e é ele quem vai solar nessa gravação”, observou o maestro Laércio Diniz, regente da OSMJP e apresentador do programa. Em seguida, será executada uma peça do compositor francês C. Debussy, Petite Suite, que foi escrita originalmente para piano, a quatro mãos, e foi orquestrada pelo compositor Henri Büsser.

Últimas