Projeto de Chió quer instituir Programa Estadual de Aquisição de Alimentos

No dia do agricultor, comemorado nessa terça-feira (28), o deputado estadual Chió

No dia do agricultor, comemorado nessa terça-feira (28), o deputado estadual Chió (REDE/PB) repercutiu um Projeto de Lei que busca instituir um Programa Estadual de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar – PEAAF.

Leia também:

Tovar quer convocação de secretário para explicar Plano de Retomada

O PL 1739/2020 incentiva a compra institucional de alimentos da agricultura familiar, de produtos da bacia leiteira e da economia solidária no estado da Paraíba, com a finalidade de garantir a aquisição direta e indireta junto aos agricultores familiares, pescadores artesanais, comunidades tradicionais, além de beneficiários da reforma agrária que se enquadrem nos marcos regulatórios existentes.

“Esse projeto tem grande relevância para a nossa economia e já está em tramitação na Assembleia. A Paraíba é um estado agrícola e é preciso que o nosso Orçamento Público priorize o setor, fomentando produções familiares que geram emprego, renda e sustento para milhares de paraibanos”, defendeu Chió.

Segundo o parlamentar, o projeto tem forte impacto socioeconômico, uma vez que quando se incentiva a agricultura familiar, se promove a inclusão econômica e social.

“Precisamos promover a modernização da nossa produção e o escoamento dos produtos dos pequenos agricultores. Ao incentivarmos a aquisição direta da agricultura familiar e da pesca artesanal nas compras realizadas pelos órgãos públicos estaduais, estaremos incentivando o consumo de alimentos saudáveis e sustentáveis em todo o estado”, destacou o deputado.

De acordo com o Projeto de Lei, as aquisições dos alimentos através do PEAAF deverão acontecer nas modalidades Compra Institucional Direta, Compra Institucional Indireta e Compra Direta com Doação Simultânea.

Para a elaboração dos preços dos gêneros alimentícios, fontes oficiais deverão ser analisadas, bem como a cotação de preços praticados no mercado local ou regional, prioritariamente; a cotação dos preços praticados no âmbito do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA – (Governo Federal); e banco de preços adotados pelo Governo do Estado da Paraíba.

Um Comitê Gestor do Programa Estadual de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar – PEAAF deverá ser instituído, com o objetivo de acompanhar e monitorar a implementação e gestão das ações correlatas às compras governamentais, composto 50% por representantes da sociedade civil e 50% do Governo da Paraíba.