Cidades Relatório alerta para mortes por coronavírus no Vale do Mamanguape

Relatório alerta para mortes por coronavírus no Vale do Mamanguape

Um Relatório do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Etnias e

Portal Correio

Um Relatório do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Etnias e Economia Solidária da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), divulgado nessa terça-feira (18), alerta para uma “escalada de mortes” decorrentes da Covid-19 no Vale do Mamanguape, no Litoral Norte da Paraíba entre o fim do mês de julho e início de agosto.

Segundo dados do grupo de pesquisadores, a região conta com 89 mortes decorrentes da Covid-19 e, entre os dias 30 de julho e 10 de agosto, houve um aumento considerável no número de óbitos. Conforme o relatório, em 20 dias, foram 27 óbitos, sendo 16 no fim de julho e 11 no início de agosto. Isso significa uma taxa de 1,3 morte por dia na localidade.

“A pandemia avança e assume o pior comportamento. Há uma ‘ampla explosão de óbitos’. A pandemia de Covid-19 continua fazendo vítimas letais e os gestores públicos precisam redirecionar planos, com ações que protejam os municípios. Do contrário, o vírus continuará circulando e trazendo mortes”, argumenta o professor Paulo Palhano, coordenador do grupo da UFPB.

Recomendações sanitárias

De acordo com a UFPB, a região não conta mais com barreiras sanitárias entre os municípios e está sem testagem em massa. Além disso, há diminuição de ações educativas. As unidades de saúde estão fechadas e os boletins epidemiológicos deixaram de ser divulgados à população.

Entretanto, o Portal Correio apurou que algumas prefeituras da região continuam divulgando os boletins diários por meio do Instagram. Além disso, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) atualiza diariamente os dados epidemiológicos da Covid-19 na Paraíba, citanto os casos e óbitos registrados em todos os 223 municípios do estado.

Veja algumas publicações:

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Prefeitura de Mamanguape (@prefeiturademamanguape) em

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Prefeitura de Rio Tinto (@prefeituraderiotinto) em

As informações sobre casos confirmados e mortes por cidade da Paraíba são divulgadas diariamente pela SES em uma página na internet exclusiva para essas informações.

SES

De acordo com a SES, as informações divulgadas pela UFPB não batem com os dados do órgão. Foi informado pela Pasta que no período descrito no estudo morreram cinco pessoas na região.

Segundo a assessoria de comunicação, o órgão tomou conhecimento sobre o estudo através da imprensa e os representantes da Secretaria ainda não o consultaram para que possam comentar com mais detalhes.

Acesse aqui o relatório do estudo

Saiba mais sobre o coronavírus

Acompanhe gráficos e curva de contágio do coronavírus na PB Veja aqui as últimas notícias sobre o novo coronavírus Doações ajudam afetados pela pandemia; saiba como colaborar Saiba como se proteger e onde ter atendimento para coronavírus Coronavírus: Especialista orienta sobre uso de máscaras caseiras Acompanhe aqui a situação dos leitos no estado

Últimas