Cidades Ricardo Peixoto faz oficina sensorial e exposição fotográfica no IFPB

Ricardo Peixoto faz oficina sensorial e exposição fotográfica no IFPB

A partir desta quarta-feira (14), os moradores de Jaguaribe e frequentadores da tradicional feira do bairro, em João Pessoa, poderão apreciar a exposição fotográfica “Cabeça de Lagartixa”, do fotógrafo, curador e arte-educador Ricardo Peixoto. “Este é um trabalho multimídia, que traz conceitos do grafite, lambe lambe, colagens, pensamentos e ditos populares – tudo que me cerca e me fascina […]

Portal Correio
Portal Correio

Portal Correio

Portal Correio
Foto: Divulgação

A partir desta quarta-feira (14), os moradores de Jaguaribe e frequentadores da tradicional feira do bairro, em João Pessoa, poderão apreciar a exposição fotográfica “Cabeça de Lagartixa”, do fotógrafo, curador e arte-educador Ricardo Peixoto. “Este é um trabalho multimídia, que traz conceitos do grafite, lambe lambe, colagens, pensamentos e ditos populares – tudo que me cerca e me fascina enquanto linguagem e expressão”, explica Ricardo.

Segundo o diretor de Cultura do IFPB, George Glauber, a exposição visa contribuir para o aumento do repertório simbólico não apenas dos estudantes e servidores da instituição, mas também das pessoas da comunidade externa, por meio da fruição e da ampliação do olhar artístico na fotografia. “A ideia é impactar também as pessoas das comunidades circunvizinhas que circulam diariamente na localidade, bem como a população em geral que se desloca semanalmente para a feira e outras pessoas transeuntes”.

A exposição pode ser conferida na lateral externa do IFPB Campus João Pessoa até o dia 30 de julho.

Paralelamente à exposição, o artista visual também irá realizar uma oficina cultural com estudantes e servidores do IFPB. Intitulada “CUTuCA os ZOI – LABORATÓRIO SENSORIAL da IMAGEM”, a ação acontece de forma virtual, nos próximos dias 19, 23, 24 e 26 de julho. 

As inscrições para a oficina são gratuitas e acontecem até o dia 19 de julho, através deste link. As vagas são limitadas, sendo: 15 destinadas a estudantes do Campus João Pessoa; cinco vagas para servidores lotados em quaisquer campi do IFPB e 01 estudante por campus. A seleção será realizada por ordem de inscrição.

Serão abordados conceitos, práticas e experimentos da percepção sensorial do olhar fotográfico em suas possibilidades de estudo e investigação. A carga horária é de 8 h/a. Mais informações podem ser obtidas através do e-mail: caace.jp@ifpb.edu.br.

“A oficina é um momento especial de conexão, diálogos e encontros para troca de saberes e experimentação visual através das sensações, emoções e sentimentos. O laboratório convida os participantes a se mexer, pensar, sentir e ver de dentro para fora, sem julgamentos, mas com a pulsação do coração”, relata o artista visual. As atividades fazem parte do Prêmio IFPB de Artes Visuais (PAV), uma ação do Programa de Ação Cultural da Pró-Reitora de Extensão e Cultura, através da Diretoria de Cultura, em parceria intersetorial com a Coordenação de Arte do Campus João Pessoa. Em sua edição 2020, Ricardo Peixoto foi o grande homenageado do Prêmio.

Últimas