Cidades Rio Grande do Norte tem 36 ataques a ônibus, prédios públicos e bases da polícia   

Rio Grande do Norte tem 36 ataques a ônibus, prédios públicos e bases da polícia   

Mais de trinta ônibus foram incendiados; motivação seria bloqueio de celular em presídio

  • Cidades | Do R7, com Agência Brasil e Estadão Conteúdo

Ônibus incendiado na zona leste de Natal; ataques atingiram também prédios e bases da PM

Ônibus incendiado na zona leste de Natal; ataques atingiram também prédios e bases da PM

Secretaria Segurança Pública Rio Grande do Norte

A Secretaria de Segurança do Rio Grande do Norte informou que subiu para 39 o número de presos por envolvimento em atos de vandalismo na região metropolitana de Natal e no interior do estado. De acordo com o último balanço foram registradas 36 ocorrências, sendo 31 relacionadas a incêndios e tentativas frustradas, quatro de disparos contra prédios públicos ou proximidades e uma depredação. 

Foram confirmadas ações criminosas em onze cidades do estado: Natal, Parnamirim, Macaíba, São José de Mipibú, Caicó, Currais Novos, Caiçara do Norte, Santa Cruz, Mossoró, João Camara e Jardim de Piranhas

Os atos começaram nesta sexta (29). Foram cinco ônibus em Natal; um em Parnamirim; um ônibus escolar em Macaíba; outro ônibus escolar em Florânia; dois micro-ônibus - sendo um na BR-304 (Macaíba) e outro na BR-101 (Monte Alegre); dois carros em São José de Mipibu; uma kombi em Currais Novos; e mais um carro em Caicó depredados, queimados ou parcialmente incendiados por criminosos. No município de Jardim de Piranhas, três ônibus escolares que estavam estacionados no pátio da prefeitura foram incendiados por volta das 2h. Uma retroescavadeira e um trator também foram queimados.

Uma base da PM, localizada no bairro das Rocas, também foi alvo dos bandidos. Durante a madrugada criminosos tentaram incendiar a base jogando um coquetel molotov no trailer policial. O fogo foi controlado e não chegou a danificar o veículo.

Retaliação contra bloqueio de celular

No início da manhã de hoje, os ônibus saíram da garagem sob escolta da Polícia Militar, e o serviço de transporte público foi restabelecido em Natal. Após os primeiros ataques, as empresas tinham recolhido os veículos e deixaram os usuários sem transporte na volta para casa. Parte do comércio também amanheceu fechado nas principais ruas de Natal e municípios do interior. O clima é de intranquilidade e muitas famílias preferem permanecer dentro de casa. Nos presídios, o alerta contra rebeliões está no grau máximo. 

Os ataques seriam uma retaliação de criminosos contra a instalação de bloqueadores de celulares na Penitenciária Estadual de Parnamirim, na região metropolitana de Natal. Em entrevista coletiva, o governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria, afirmou que o efetivo policial está mobilizado para coibir novos atos de vandalismo. Faria também afirmou que ainda não é necessário solicitar ao Ministério da Justiça envio de tropas da Força Nacional ao estado.

"O governo está decidido a enfrentar qualquer ato violento que acontecer no estado. Não vamos recuar na instalação dos bloqueadores celulares nos presídios e não há possibilidade de negociação com líderes de movimentos criminosos. Os policiais estão liberados a agir com autonomia e conforme a lei para prender todos os responsáveis por essas ações de vandalismo", disse o governador.

O secretário da Segurança Pública, Ronaldo Lundgren, pediu a colaboração da população para denunciar atos suspeitos. “Nosso objetivo é garantir a segurança do cidadão. Os números 190 da Polícia Militar e o 181 estão disponíveis para atender denúncias. É importante que a população confie nas forças policiais e siga com sua rotina diária”, explicou. Veja entrevista abaixo. 

Adolescentes são detidos em posto de gasolina

Prisões foram feitas em pelo menos seis cidades da região metropolitana de Natal

Prisões foram feitas em pelo menos seis cidades da região metropolitana de Natal

Secretaria de Segurança Pública Rio Grande do Norte

Três adolescentes e seis adultos foram detidos hoje pela manhã em Macaíba e Santa Cruz, na região metropolitana de Natal, suspeitos de envolvimento nos ataques. Em Macaíba, o 11º Batalhão de Polícia Militar deteve em flagrante dois adolescentes e um adulto que tentavam abastecer recipientes em um posto combustíveis na RN160.

Já em Santa Cruz, a PM flagrou um adolescente e cinco adultos transitando com combustível em uma garrafa plástica. Entre eles, três possuem passagem pela Polícia e são suspeitos de outros crimes na cidade.

Em Nova Natal, um casal foi flagrado tentando abastecer recipientes em um posto. Em Nossa Senhora da Apresentação, quatro pessoas, sendo um homem e três mulheres foram detidos portando drogas, munições de uso restrito, recipientes de combustíveis e um veículo com registro de roubo.

Já em Brasília Teimosa, foram presos cinco homens. Um estava com mandado de prisão em aberto por assalto, três respondem em regime semiaberto e um foi autuado por tráfico de drogas. Também foi registrada a prisão de mais dois adultos e um adolescente em São Gonçalo do Amarante. Eles tinham um coquetel molotov e procuravam atendimento médico no município após sofrer cortes nas mãos depois de tentar atacar um terminal de ônibus. 

Adolescentes usaram garrafas pet para colocar combustível

Adolescentes usaram garrafas pet para colocar combustível

Secretaria de Segurança Pública Rio Grande do Norte

Com essas detenções, subiu para 39 o número de suspeitos presos e apreendidos por envolvimento nos ataques. As outras prisões aconteceram na tarde desta sexta-feira (29) e na madrugada de hoje em Monte Alegre, Macaíba, Parnamirim, Parelhas e Natal. Com eles a PM apreendeu motos roubadas, arma e recipientes de combustíveis. 

Últimas