Cidades Rio Grande do Sul e Santa Catarina devem registrar mínimas abaixo de 0°C no último dia de maio

Rio Grande do Sul e Santa Catarina devem registrar mínimas abaixo de 0°C no último dia de maio

Há a possibilidade de ocorrerem chuva congelada e geada nos pontos mais altos dessas regiões, de acordo com a Climatempo

  • Cidades | Do R7

Meteorologistas fazem alerta sobre uma "precipitação invernal" neste fim de maio

Meteorologistas fazem alerta sobre uma "precipitação invernal" neste fim de maio

MIGUEL NORONHA/AGÊNCIA F8/ESTADÃO CONTEÚDO

Com umidade e atmosfera frias, o último dia de maio deve ser marcado pelo clima extremamente gelado nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Segundo a Climatempo, as temperaturas devem variar de 0°C a 5°C.

Nos pontos mais altos dessas regiões, algumas cidades devem registrar temperaturas abaixo de 0°C. Com isso, os meteorologistas afirmam que há a possibilidade de ocorrência de algum tipo de precipitação de inverno (ou invernal), que está ligada a uma atmosfera extremamente úmida e gera ocorrências como chuva congelada.

Quando ocorre frio nesse nível, as regiões acabam registrando neve, mas, ainda segundo a Climatempo, desta vez a possibilidade de nevar é baixa e não se compara às condições atmosféricas favoráveis que foram observadas nos dias 17 e 18 de maio.

Agora, porém, poderia ocorrer outro tipo de precipitação de inverno, como chuva congelada. Essa possibilidade está sendo considerada somente para regiões mais elevadas das serras gaúcha e catarinense nesta terça-feira (31).

Geada

A nova massa de ar frio de origem polar começou a baixar a temperatura na região Sul nesta segunda-feira (30). O frio será intenso na fronteira uruguaia, e a região de Campanha Gaúcha poderá amanhecer com geada.

Na terça-feira (31), há previsão de geada no Rio Grande do Sul e várias áreas da depressão central, de todo o sul e sudoeste gaúcho podem amanhecer congeladas pela geada.

Últimas