Cidades Saiba como fica o esquema de ônibus em João Pessoa durante medidas de novo decreto

Saiba como fica o esquema de ônibus em João Pessoa durante medidas de novo decreto

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP), em cumprimento a decreto municipal, vai realizar, a partir desta quinta-feira (11), um esquema específico para operacionalidade do transporte público na Capital, procurando assegurar a circulação dos passageiros e evitando a aglomeração dentro dos veículos, reduzindo os riscos de contágio da Covid-19. Inicialmente, em caráter […]

Portal Correio
Portal Correio

Portal Correio

Portal Correio
Foto: Imagem ilustrativa/Divulgação

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP), em cumprimento a decreto municipal, vai realizar, a partir desta quinta-feira (11), um esquema específico para operacionalidade do transporte público na Capital, procurando assegurar a circulação dos passageiros e evitando a aglomeração dentro dos veículos, reduzindo os riscos de contágio da Covid-19.

Inicialmente, em caráter especial, uma força-tarefa pioneira formada pela Semob-JP, Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor de João Pessoa (Procon-JP) e pelo Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros (Sintur) vai atuar nos dias úteis, das 17h às 18h30, com 18 ônibus extras realizando o embarque dos usuários direto da Lagoa com destino aos bairros, agilizando o retorno de quem sai da área central para casa e evitando que as linhas mais procuradas registrem lotação acima da capacidade máxima permitida, 12 pessoas em pé mais todas que estiverem sentadas.

“Este é um plano que elaboramos juntos, após várias reuniões entre os órgãos envolvidos. Tivemos momentos experimentais e observamos que esta ação emergencial é viável e traz resultados efetivos. Os ônibus vão sair direto das garagens até as plataformas no Parque da Lagoa. Serão realizados os reforços e os embarques das linhas mais procuradas, somando-se aos veículos que já circulam normalmente. Esta força tarefa age pontualmente para que todos sejam levados de forma rápida e segura”, informou George Morais, superintendente da Semob-JP.

Outra medida a ser adotada, levando-se em consideração o fechamento do comércio, bares e restaurantes aos fins de semana, será a redução da frota nos próximos dois sábados, dias 13 e 20 do mês corrente.

“Os veículos que não circularem serão relocados para integrar o reforço das linhas mais necessitadas, de segunda a sexta-feira, nos horários considerados de pico. Já no domingo, não haverá alteração na programação realizada atualmente. Estamos assegurando a circulação dos ônibus nos principais corredores da cidade. O transporte público não vai parar”, acrescentou Morais.

O superintendente ressaltou que, com o fechamento de alguns segmentos no sábado e no domingo, consequentemente haverá redução da demanda de passageiros e isso provoca a necessidade da redução da oferta. “As viagens não realizadas no sábado vão reforçar os horários de pico nos dias úteis e isso auxiliará na segurança e conforto de todos que vão precisar continuar se deslocando para o trabalho ou atividades essenciais”.

Desde o início da pandemia, a frota de ônibus que circula em João Pessoa foi ampliada nos dias úteis, passando de 250 para 350 veículos. Recentemente, 30 ônibus extras foram incluídos na operacionalidade. Nos fins de semana, normalmente, já ocorre alteração. Aos sábados, 70% dos ônibus atendem a população e, aos domingos, 30% deles.

Últimas