Salvador registra 606 ocorrências em três dias devido às chuvas
As autoridades da capital baiana contabilizaram 321 deslizamentos de terra e 144 ameaças de desabamento
Cidades|Do R7
As chuvas que atingem Salvador (BA) desde o fim de semana continuam provocando estragos na capital baiana e região metropolitana. Em 72 horas, a Codesal (Defesa Civil de Salvador) contabilizou 606 ocorrências. Mesmo com a diminuição da chuva, foram registrados 321 deslizamentos de terra, 141 ameaças de deslizamento e 144 ameaças de desabamento, segundo atualização desta sexta-feira (29).
LEIA MAIS
As autoridades seguem atuando para desocupar áreas de risco e em busca de vítimas das chuvas. As informações preliminares apuradas pela RECORD são de que os bombeiros encontraram o corpo de Paulo Andrade na manhã desta sexta-feira (29). O jovem de 18 anos está soterrado desde quarta-feira (27), após um deslizamento de terra em Saramandaia. Os socorristas ainda atuam para a retirada da vítima.
O jovem ficou soterrado junto a outras três pessoas, resgatadas com vida e levadas para unidades de saúde. “Estamos avançando, mas é um trabalho bastante delicado; tudo precisa ser realizado com cautela. A população local tem nos ajudado muito, oferecendo suporte necessário, como base para reuniões e apoio logístico”, destacou o tenente-coronel BM Valdir Ferreira.
Na mesma região, outra pessoa morreu em razão do deslizamento. Gerson Alexandrino Santos Júnior, 23 anos, estava deitado no quarto quando o incidente aconteceu. A mãe e o padastro dele conseguiram fugir da casa e sofreram ferimentos leves. Ele foi enterrado na quinta-feira (28).
Região Metropolitana
Em Dias Davila, Região Metropolitana de Salvador, seguem as buscas por Amanda Teles, 12 anos. Ela desapareceu após cair em um bueiro quando saía da escola. As autoridades usam drones e helicóptero para localizar a menina. Câmeras especiais que conseguem passar pelas galerias subterrâneas de água também auxiliam nas buscas, além de cães farejadores.
Chuvas históricas
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) informou que, mesmo antes do fechamento do mês, este é o novembro mais chuvoso da história, desde 1961. Até quarta-feira (27), foram registrados 322 mm de chuva, quase o triplo da média histórica esperada para o mês: 108 mm.
Até a última atualização da Secretaria de Promoção Social, 94 pessoas estão desalojadas no município. Estas pessoas estão sendo recebidas em 11 espaços de escolas transformados em abrigos provisórios.