Cidades São Bento ocupa a 1ª posição na PB em administrações municipais

São Bento ocupa a 1ª posição na PB em administrações municipais

O município de São Bento, situado na microrregião 89 do Sertão da

Portal Correio

O município de São Bento, situado na microrregião 89 do Sertão da Paraíba, aparece em 1ª posição no estado, de acordo com levantamento realizado pela Sudene, que tomou como base no bom desempenho, finanças e qualidade da gestão.

O novo levantamento feito pela Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) foi divulgado na última segunda-feira (21), cujo ranking IGM / CFA 2020 apresentou a média geral dos 1990 municípios da área de atuação da autarquia, a partir da avaliação de três dimensões: desempenho, finanças e gestão.

O trabalho é um dos desdobramentos do acordo de cooperação celebrado junto ao Conselho Federal de Administração (CFA). A medida previu, entre outras ações, a utilização do Índice Governança Municipal (IGM), elaborado pelo Conselho, para ações de profissionalização da gestão pública local e o desenvolvimento de ações conjuntas de capacitação.

“O índice de Governança Municipal da área da Sudene contribuirá com o direcionamento de políticas públicas municipais. O projeto também dá cumprimento ao estabelecido no eixo 6 do Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE), que trata do desenvolvimento institucional e do fortalecimento das gestões locais. Será possível identificar as principais dificuldades de cada um dos municípios, possibilitando o direcionamento de ações específicas”, explicou o superintendente Evaldo Cruz Neto. Evaldo destacou o trabalho realizado na cidade de São Bento, que dentro da sua faixa populacional, ficou em primeiro lugar na classificação”.

Na avaliação do prefeito Jarques Lúcio, a posição alcançada pelo município de São Bento proporciona mais estímulo para enfrentar os desafios da gestão pública municipal e serve como instrumento norteador dos caminhos a serem seguidos pela administração.

Últimas