Cidades Saúde de João Pessoa suspende cirurgias eletivas e abre 43 leitos para Covid-19

Saúde de João Pessoa suspende cirurgias eletivas e abre 43 leitos para Covid-19

A Secretaria de Saúde de João Pessoa vai suspender as cirurgias eletivas e ampliar os leitos para Covid-19 na rede hospitalar a partir desta quarta-feira (17). A suspensão dos procedimentos eletivos e a ampliação de leitos são medidas de enfrentamento ao novo coronavírus e de manutenção na assistência aos pacientes de Covid-19 na Capital. Leia […]

Portal Correio
Portal Correio

Portal Correio

Portal Correio
Saúde Municipal amplia oferta de leitos no Hospital Santa Isabel (Foto: Divulgação/Secom-JP)

A Secretaria de Saúde de João Pessoa vai suspender as cirurgias eletivas e ampliar os leitos para Covid-19 na rede hospitalar a partir desta quarta-feira (17). A suspensão dos procedimentos eletivos e a ampliação de leitos são medidas de enfrentamento ao novo coronavírus e de manutenção na assistência aos pacientes de Covid-19 na Capital.

Leia também: Paraíba registra mais 17 mortes e 818 novos casos de coronavírus

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Fábio Rocha, inicialmente as cirurgias ficarão suspensas na unidade hospitalar durante 15 dias. “Ao fim deste período, vamos fazer uma avaliação se as cirurgias serão retomadas ou se permanecem suspensas por mais dias. Temos uma equipe técnica para isso e levaremos em conta alguns critérios, como a ocupação de leitos”, afirmou o secretário.

No Hospital Santa Isabel, com a suspensão dos procedimentos eletivos, a unidade passará de 20 para 63 leitos para pacientes com Covid-19, sendo 35 de UTI e 28 de enfermaria. “Os leitos que estavam destinados para as cirurgias, agora estarão à disposição para os casos de Covid-19. É importante lembrar que esses pacientes são encaminhados por meio da Central de Regulação Estadual, enquanto os atendimentos clínicos, que continuam sendo realizados, são encaminhados pela Regulação Municipal”, explica a diretora-geral do hospital, Adriana Lobão.

Após 10 meses de suspensão, os procedimentos eletivos no Hospital Santa Isabel haviam sido retomados no início de janeiro. Desde a retomada até esta terça-feira (16) foram realizadas aproximadamente 120 cirurgias na unidade hospitalar.

Os atendimentos cirúrgicos de urgência e emergência permanecem acontecendo no Complexo Hospitalar de Mangabeira Governador Tarcísio Burity (Ortotrauma) e Hospital Municipal Valentina (HMV) – no caso de crianças e adolescentes, assim como os atendimentos obstétricos, no Instituto Cândida Vargas (ICV).

Últimas