Cidades Saúde de JP agenda para esterilização de animais e cadastramento dos cuidadores

Saúde de JP agenda para esterilização de animais e cadastramento dos cuidadores

O Centro de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses (Cvaz) de João

Portal Correio

O Centro de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses (Cvaz) de João Pessoa realiza a partir desta quarta-feira (4) o cadastro e o agendamento para esterilização de cães e gatos para o mês de novembro. A população deve acessar a página da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), e o sistema estará disponível a partir das 8h, pelo link: https://www.joaopessoa.pb.gov.br/servico/castracao-de-caes-e-gatos

Desde outubro, os agendamentos e cadastramentos para a esterilização de cães e gatos, assim como o cadastro de cuidadores de animais são feitos online. De acordo com o gerente do Cvaz, Nilton Guedes, serão agendadas um total de 340 cirurgias de castração para o mês de novembro, que dependendo da data de agendamento, já podem começar a acontecer a partir da próxima quinta-feira (5). “Protetores independentes e ONGs que se recadastraram no sistema, poderão ter acesso até quatro agendamentos. Os demais usuários que estão cadastrados como protetor, têm direito a uma cirurgia por mês”, explicou o gestor.

O sistema de cadastramento e agendamento será aberto a partir das 8h e será encerrado quando completar o número de vagas. Para se cadastrar é necessário o tutor ser residente de João Pessoa e preencher todos os dados solicitados.

Os representantes das ONGs e protetores de animais, após o cadastramento online, deverão entrar em contato com o Cvaz, por meio do telefone 3214-3459, para agendar o dia e horário da validação, que vai possibilitar o agendamento para castração de mais de um animal para os meses posteriores. “O cadastramento online é uma forma de melhorar os atendimentos e forma de marcação e, uma necessidade do momento atual, devido à pandemia do coronavírus, em que devemos evitar aglomeração de pessoas”, explicou Nilton Guedes.

Os animais que passam pela castração recebem alta no mesmo dia. Mas para a realização da esterilização, eles devem apresentar bom estado de saúde e se submeterem a alguns critérios considerados de segurança, como exame de hemograma e triagem clínica, não estar na fase de amamentação ou no cio. Neste período de pandemia, todos os procedimentos seguem critérios e condutas sanitárias para resguardar a saúde dos proprietários e dos animais levados aos serviços.

O Centro de Controle de Zoonoses está localizado na Avenida Walfredo Macedo Brandão, n°100, no bairro dos Bancários. Para mais informações, a população pode entrar em contato por meio dos telefones: 3218-9357 ou 3214-3459.

Últimas