Cidades Saúde de JP reforça importância da vacinação de gestantes

Saúde de JP reforça importância da vacinação de gestantes

A descoberta de uma gravidez é um momento muito importante na vida

Portal Correio

A descoberta de uma gravidez é um momento muito importante na vida da mulher e exige vários cuidados para assegurar sua saúde e do seu bebê. Além de pré-natal e exames, a gestante precisa estar com sua caderneta de vacinação em dia, conforme lembra a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em João Pessoa. A rede pública de saúde oferece as vacinas necessárias para proteger as mulheres contra sete doenças.

Leia também:

Estado divulga resultado final de solicitações em seleção da Saúde

O serviço acontece em qualquer sala de vacinação, nas Unidades de Saúde e no Centro de Imunização. “Estar com a vacinação em dia, não protege apenas a mãe, mas também a criança, mesmo após o nascimento, evitando que elas adquiram alguma doença até que possam tomar as vacinas”, reforça o chefe de imunização da SMS, Fernando Virgolino.

As vacinas indicadas durante a gestação têm eficácia comprovada, sem causar qualquer risco para a saúde da gestante e do bebê. Ao tomar a vacina, a mulher previne-se contra problemas graves de saúde e cria anticorpos que são transferidos para o bebê através da placenta e, após o nascimento, pelo leite materno.

Tipos de vacinas indicadas para gestantes

Hepatite B, que protege contra esse tipo de hepatite; dT, que protege da difteria e tétano; dTpa, que protege contra difteria, tétano e coqueluche. Deve ser tomada a partir da 20ª semana de gestação e a cada nova gravidez da mulher; Influenza, vacina trivalente que protege contra H1N1, H3N3 e influenza B. É ofertada todos os anos e, durante a campanha de vacinação, as gestantes têm prioridade. Esse ano, a vacinação dos grupos prioritários já aconteceu, mas ainda há vacina disponível para quem não tomou.

Últimas