Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Saúde notifica dois novos casos suspeitos de coronavírus na PB

A Secretaria de Estado da Saúde (SES-PB) emitiu uma nota na manhã O post Saúde notifica dois novos casos suspeitos de coronavírus na PB apareceu primeiro em Portal Correio.

Cidades|

A Secretaria de Estado da Saúde (SES-PB) emitiu uma nota na manhã desta segunda-feira (2) informando que foram notificados na última sexta-feira (28) dois casos suspeitos para o novo coronavírus (Covid-19) na Paraíba. Trata-se de um Homem de 43 anos e uma Mulher de 31 anos, ambos com histórico de viagem à França, com início de sintomatologia seis dias após chegada ao Brasil.

Leia também:

Brasil monitora 252 pacientes com suspeita de coronavírusHomem de 32 anos de SP é segundo caso de coronavírus no BrasilPesquisadores de SP fazem sequenciamento genético do coronavírus

Segundo a secretaria, o casal buscou atendimento médico por conta própria em hospital privado, o qual contactou a Vigilância Municipal de João Pessoa, que realizou coleta e submeteu notificação para avaliação, segundo definição de caso, para o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs) Estadual.

Publicidade

Após avaliação médica, o casal foi orientado a ficar em isolamento domiciliar por não apresentar sinais clínicos que necessitassem hospitalização. Ambos seguem monitorados pela Vigilância Municipal de João Pessoa e no aguardo dos resultados laboratoriais que foram encaminhados no último sábado (29) ao Laboratório Central de Saúde Pública da Paraíba (Lacen/PB).

“Importante destacar que a Paraíba possui um plano estadual para notificação e assistência para o novo coronavírus, elaborado desde o fim de janeiro e amplamente divulgado entre profissionais de saúde da rede pública e privada de todo o estado. As unidades de referência para atendimento de casos prováveis do Covid-19 são o Hospital Clementino Fraga e Hospital Universitário Lauro Wanderley, sendo este último para pacientes da pediatria, em João Pessoa, e o Hospital Pedro I, em Campina Grande”, diz a nota da SES-PB.

Publicidade

Em 24 de fevereiro a Paraíba fez a sua primeira notificação de caso suspeito, que foi descartado no último dia 28, após resultado de exames laboratoriais apontarem para gripe comum. Até o presente momento, não há evidências de circulação do vírus no Brasil, sendo os casos confirmados todos importados.

Atualização das definições operacionais

Publicidade

Diante da confirmação de caso do coronavírus no Brasil e considerando a dispersão do vírus no mundo, a Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde informa que a partir desse domingo (1º) passaram a vigorar as seguintes definições operacionais para a saúde pública nacional:

Caso suspeito de doença pelo coronavírus 2019 (Covid-19)

Situação 1: Febre e pelo menos um sinal ou sintoma respiratório (tosse, dificuldade para respirar, batimento das asas nasais entre outros) e histórico de viagem para área com transmissão local, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), nos últimos 14 dias anteriores ao aparecimento dos sinais ou sintomas; ou

Situação 2: Febre e pelo menos um sinal ou sintoma respiratório (tosse, dificuldade para respirar, batimento das asas nasais entre outros) e histórico de contato próximo de caso suspeito para o coronavírus (Covid-19), nos últimos 14 dias anteriores ao aparecimento dos sinais ou sintomas.

Provável de doença pelo coronavírus 2019 (Covid-19)

Contato próximo domiciliar de caso confirmado laboratorial, que apresentar febre e/ou qualquer sintoma respiratório, dentro de 14 dias após o último contato com o paciente.

Confirmada doença pelo coronavírus 2019 (Covid-19)

a) Critério laboratorial: resultado positivo em RT-PCR, pelo protocolo Charité.

b) Critério clínico-epidemiológico: Contato próximo domiciliar de caso confirmado laboratorial, que apresentar febre e/ou qualquer sintoma respiratório, dentro de 14 dias após o último contato com o paciente e para o qual não foi possível a investigação laboratorial específica.

Notificação

Todos os casos devem ser registrados por serviços públicos e privados, por meio do formulário eletrônico disponível neste link, dentro das primeiras 24 horas a partir da suspeita clínica. Para maiores esclarecimentos, contactar o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde – Cievs/PB, Telefone: (83) 98828 2522 e E-mail: cievs.pb@gmail.com

O post Saúde notifica dois novos casos suspeitos de coronavírus na PB apareceu primeiro em Portal Correio.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.