Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Serviços caem 5,6% em março na PB, pior resultado desde julho de 2012

O volume de serviços na Paraíba caiu 5,6% em março, em comparação O post Serviços caem 5,6% em março na PB, pior resultado desde julho de 2012 apareceu primeiro em Portal Correio.

Cidades|

O volume de serviços na Paraíba caiu 5,6% em março, em comparação ao mês de fevereiro, de acordo com a Pesquisa Mensal de Serviços, divulgada nesta terça-feira (12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os dados indicam que a retração é consequência das medidas de isolamento social para conter o avanço do contágio da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Essa é a segunda queda consecutiva do setor, que havia recuado 2,8% em fevereiro.

Embora tenha apresentado um quadro melhor do que a média brasileira, que teve um índice negativo de 6,9%, em março deste ano o setor paraibano registrou o resultado negativo mais intenso desde julho de 2012 (-5,9%). A variação no estado foi a 3ª menor do Nordeste, atrás do Maranhão – uma das poucas unidades da federação que alcançou resultado positivo (1,1%) – e Ceará (-5,2%).

No país, 24 das 27 unidades da federação tiveram resultados negativos no mês pesquisado. “Essa queda é motivada, em grande parte, pelas paralisações que aconteceram nos estabelecimentos, sobretudo nos restaurantes e hotéis, que fazem parte dos serviços prestados às famílias. Outras empresas também sentiram bastante depois do fechamento parcial ou total, como os segmentos de transporte aéreo e algumas empresas de transporte rodoviário coletivo de passageiros”, explicou o gerente nacional da pesquisa, Rodrigo Lobo.

Já a receita nominal de serviços arrecadada em março, quando comparada a fevereiro, apresentou queda um pouco menor na Paraíba, de 5,5%, enquanto que para a média brasileira esse índice foi de -7,3%.

Publicidade

Acumulado de 12 meses

Apesar das retrações no comparativo entre os meses, o volume de serviços na Paraíba registrou uma variação positiva, de 0,6%, no acumulado de 12 meses, pouco abaixo da média brasileira, de 0,7%. A receita nominal, por sua vez, apresentou um saldo positivo, de 2,7%, ao passo que a média nacional foi de 3,9%.

O post Serviços caem 5,6% em março na PB, pior resultado desde julho de 2012 apareceu primeiro em Portal Correio.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.