Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Sobe para 233 número de mortos na tragédia em Santa Maria

Autoridades chegaram a dizer que 245 vítimas haviam morrido

Cidades|Do R7

Polícia diz que a maioria das mortes foi causada por asfixia, por causa da fumaça
Polícia diz que a maioria das mortes foi causada por asfixia, por causa da fumaça Polícia diz que a maioria das mortes foi causada por asfixia, por causa da fumaça

O capitão da Brigada Militar Rois Tavares afirmou na tarde deste domingo (27) que foi recontado o número de pessoas mortas em um incêndio na boate Kiss, em Santa Maria (RS), nesta madrugada. Segundo ele, foram 232 vítimas, sendo 122 homens e 110 mulheres. Outros 131 feridos permaneciam internados. Esse número foi atualizado, no final da tarde deste domingo; até agora, foram 233 mortes.

O número foi corrigido após uma recontagem nos hospitais da cidade e no Centro Desportivo Municipal, para onde foram levados os corpos. Anteriormente, as autoridades haviam divulgado 245 mortos.

Ao menos 131 pessoas permaneciam internadas. Segundo a polícia, algumas delas começaram a ser transferidas para hospitais de Porto Alegre, porque necessitavam de cuidados especializados. Na capital, o HPS (Hospital de Pronto Socorro) recebia os feridos graves e com queimaduras de terceiro grau. A unidade precisava de doadores de sangue.

Você estava no local? Envie seu relato

Publicidade

Veja as fotos: fogo atinge boate durante festas de universitários no Rio Grande do Sul

A suspeita é de que as chamas começaram durante uma apresentação pirotécnica, pouco depois das 3h. Uma foto publicada por um DJ que se apresentaria na casa mostra os fogos que podem ter causado o incêndio

Publicidade

Para a polícia, a falta de saídas de emergência e de extintores de incêndio fez com que mais pessoas morressem. O delegado Sandro Meinerz esteve no local e falou, em entrevista à rádio Guaíba, sobre os problemas que os clientes tiveram.

— É um acesso muito pequeno. Havia muita gente lá dentro. A porta virou um funil e eles tiveram dificuldade para sair. As pessoas, na hora do pânico, usam de todas suas forças para sair e muita gente acabou morrendo por causa disso.

Publicidade

Também há relatos de que os seguranças impediram a saída das pessoas em um primeiro momento e queriam que elas pagassem as comandas. Barras de ferro, usadas para separar as filas, podem ter dificultado a evacuação rápida da casa.

Corrimões trancaram rota de saída

Polícia começa a ouvir testemunhas do incêndio em Santa Maria

O governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, chegou a Santa Maria no fim da manhã deste domingo. A cidade decretou luto oficial de 30 dias. Tarso Genro lamentou a tragédia.

— É o momento de nós compartilharmos a dor e, com nosso trabalho, demonstrar toda nossa solidariedade às famílias enlutadas, a Santa Maria, e ao nosso Estado.

Ele ressaltou que diversos órgãos estaduais e federais, como a Defesa Civil, Exército, Aeronáutica, Polícia Federal, Polícia Civil e o Instituto Geral de Perícias, estão trabalhando no caso.

— Nós estamos empenhados desde a madrugada em dar o apoio necessário para que tenhamos, inclusive, um levantamento de provas para fazer um inquérito policial de alto nível, para que a gente possa depois ter um esclarecimento em relação às causas que determinaram este evento.

A presidente Dilma Rousseff antecipou o retorno de uma viagem ao Chile e chegou a Santa Maria por volta das 14h. Ela afirmou que pediu a todos os ministros que deem apoio no que a cidade necessitar. Em coletiva, a presidente disse com voz embargada que está junto da população neste momento e que o País irá superar a tragédia, apesar de manter a tristeza.

Leia mais notícias de Cidades

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.