Emprego

Cidades SP realiza mutirão com oportunidades de emprego e vagas de cursos na área de tecnologia

SP realiza mutirão com oportunidades de emprego e vagas de cursos na área de tecnologia

Programação reúne diversas atividades voltadas à recolocação de profissionais no mercado de trabalho e capacitação

  • Cidades | Do R7

Mutirão será realizado na semana do Dia do Trabalhador, entre sexta (29) e o dia 6 de maio

Mutirão será realizado na semana do Dia do Trabalhador, entre sexta (29) e o dia 6 de maio

Edu Garcia/R7 - 02.03.2022

Um mutirão com mais de 700 oportunidades de emprego e mil vagas para cursos na área de tecnologia será realizado pela Prefeitura de São Paulo entre sexta-feira (29) e o dia 6 de maio, na semana do Dia do Trabalhador.

Os candidatos poderão realizar atividades gratuitas promovidas pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho a fim de ampliar as oportunidades de inserção no mercado.

A programação na sexta, no Cate Central, pelo Contrata SP, inclui mutirão de emprego com foco na aproximação do trabalhador com equipes de recursos humanos de empresas convidadas. 

Também na sexta, a comunidade de Paraisópolis recebe o Cate Móvel, que integra ações de empregabilidade na comunidade. No local, quem passar pelo serviço poderá se cadastrar para vagas de emprego e contar com a equipe técnica da prefeitura para tirar dúvidas sobre mercado de trabalho.
 

Qualificação profissional

Na próxima segunda-feira (2), serão abertas inscrições pelo Portal Cate para mil vagas do programa Bolsa Tech, voltadas a jovens com idade de 16 a 20 anos. A formação profissional na área de programação de computadores contará com auxílio de R$ 627,21.

A Ade Sampa e a Fundação Paulistana, vinculadas à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, terão uma programação de oficinas e cursos no mês de maio. Além da qualificação profissional, as oficinas têm como objetivo apoiar a geração de renda dos trabalhadores, por meio do empreendedorismo ou do mercado formal.

Em comemoração dos 18 anos da Fundação Paulistana, a entidade vai disponibilizar a partir de maio mais de 6.000 vagas em cursos nas áreas de gastronomia, serviços, saúde, tecnologia e sustentabilidade.
 

Artesanato e manualidades

Para os trabalhadores que encontraram no artesanato uma nova forma de geração de renda, haverá um processo de inscrições para o Mãos e Mentes Paulistanas. O programa tem como objetivo a melhoria da atividade econômica e social de empreendedores artesanais da cidade.

Haverá diversas atividades que visam fortaceler o ecossistema, além de estimular a inclusão produtiva, o acesso ao mercado e o desenvolvimento econômico local.



As ações trabalham por eixos de atuação, como o cadastramento municipal de empreendedores do setor para manter informações atualizadas; a promoção de cursos e oficinas de capacitação e o acesso ao mercado e participação em eventos. Para utilizar todos os serviços e recursos oferecidos é necessário estar credenciado no Mãos e Mentes Paulistanas

Após a inscrição no site, a equipe do Mãos e Mentes Paulistanas entrará em contato com o artesão para agendar o teste de habilidade, que será fundamental para comprovar a técnica do artesão.

Após o teste de habilidades, os artesãos credenciados estarão aptos a participar de feiras e eventos promovidos pela Prefeitura de São Paulo e por parceiros.

Além disso, os participantes do programa também podem se inscrever em cursos de qualificação, que são oferecidos gratuitamente com foco no impulsionamento dos negócios, e para comercializar os seus produtos em um dos dois quiosques fixos do programa. O primeiro está localizado dentro do Shopping Center Norte, na zona norte da capital. Já o segundo está instalado no Mercadão das Flores, na zona oeste.

Últimas