Cidades Testes rápidos serão aplicados em pacientes sintomáticos, diz SES

Testes rápidos serão aplicados em pacientes sintomáticos, diz SES

Na última quinta-feira (2) a Paraíba recebeu cerca de 9 mil kits O post Testes rápidos serão aplicados em pacientes sintomáticos, diz SES apareceu primeiro em Portal Correio.

Portal Correio

Na última quinta-feira (2) a Paraíba recebeu cerca de 9 mil kits para testes rápidos para o diagnóstico do novo coronavírus. Entretanto, apesar da quantidade de testes, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou que não irá aplicá-los em massa, seguindo as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS), para que sejam realizados, prioritariamente, nas pessoas que apresentarem sintomas.

Leia também:

Álcool em gel é eficaz na prevenção ao coronavírus, afirma conselho Saiba como se proteger e onde ter atendimento para coronavírus Veja aqui as últimas notícias sobre a Covid-19

De acordo com o secretário executivo da SES, Daniel Beltrammi, a prioridade para a aplicação dos testes rápidos é para quem apresenta os sintomas da Covid-19, com ênfase à febre. Ele explicou que as pessoas que não apresentaram febre têm uma chance baixíssima do exame apresentar resultado positivo.

“Os testes rápidos não têm aplicação objetiva para pessoas que não tiveram sintomas. Os testes são projetados para que a gente possa aplicar na população que tenha sintomas, em especial a febre. Então, esse não é um pequeno detalhe. Aqueles pacientes que não tiveram febre mostram uma chance baixíssima do exame dar positivo “, revelou o secretário.

Resultados falseados 

Ainda conforme o executivo da SES, o motivo para a aplicação prioritária nas pessoas que apresentaram sintomas é o fato de que os casos assintomáticos não estão apresentando resultados positivos nos testes rápidos. Além disso, Daniel Beltrammi revelou o cronograma de aplicação dos testes, que vão começar pelos profissionais de saúde.

“Os assintomáticos certamente terão respostas falseadas e os sintomáticos leves têm um critério para poder aplicar. Neste momento, o Estado começa a aplicação e já fez a distribuição nas 16 zonas de saúde da Paraíba. Os primeiros a realizarem os testes serão os profissionais de saúde, a começar daqueles que apresentaram algum tipo de sintoma”, disse.

Saiba mais sobre o novo coronavírus no vídeo abaixo

O post Testes rápidos serão aplicados em pacientes sintomáticos, diz SES apareceu primeiro em Portal Correio.

Últimas