Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Tragédia no RS relembra incêndio ocorrido em discoteca na Argentina em 2004

Durante show, bastão de fogos de artifício foi lançado; 194 pessoas morreram no local

Cidades|Do R7

O incêndio dentro de uma casa noturna no centro de Santa Maria, a 290 km da capital, Porto Alegre, deixando 232 pessoas mortas, neste domingo (27), relembrou a tragédia que ocorreu em uma discoteca, na Argentina, em 2004.

A discoteca República Cromagnon, localizada no bairro Once, em Buenos Aires, foi incendiada no dia 30 de setembro de 2004, deixando 194 pessoas mortas, informa o site BBC Brasil.

Durante a apresentação da banda Cellejeros, um bastão de fogos de artifício foi lançado por um dos espectadores, atingindo o teto, de material inflamável.

O local, capacitado para mil pessoas, estava com 3.000 por causa do show. A saída de emergência estava fechada, o que dificultou a retirada dos jovens da discoteca.

Publicidade

Número de mortos em Santa Maria é revisado para 232

Relembre outros incêndios que causaram tragédias em boates

Publicidade

Devido ao ocorrido, evidências surgiram apontando irregularidades em alvarás de funcionamento para casas noturnas. Com isso, o prefeito de Buenos Aires, Aníbal Ibarra, foi destituído do cargo.

Julgamento

Publicidade

O gerente da discoteca, Omar Chaban, foi condenado a 20 anos de prisão, em 2009. No entanto, ele responde em liberdade, mas não pode sair do país.

Também foram condenados por dois anos, dois funcionários públicos, responsáveis pela fiscalização de discotecas da cidade.

Jornais internacionais repercutem tragédia em boate no RS

"O corrimão da boate trancou as pessoas", recorda sobrevivente

Já os integrantes da banda Callejaros foram absolvidos das acusações do incêndio do local onde estavam se apresentando. No entanto, o empresário do grupo foi condenado a 18 anos de cadeia.

Os três condenados também respondem em liberdade.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.