Governador de Santa Catarina, Carlos Moisés, foi afastado no fim de outubro
Julio Cavaleiro/SecomO julgamento do primeiro pedido de impeachment de Carlos Moisés da Silva (PSL), governador de Santa Catarina, ocorre nesta sexta-feira (27), na Alesc (Assembleia Legislativa de Santa Catarina), em Florianópolis, que teve início às 9h (horário de Brasília).
Veja a transmissão do julgamento pela TV Alesc
Acusado de crime de responsabilidade, Moisés foi afastado do cargo por 180 dias, a contar a partir de 27 de outubro último, três dias após a data da decisão. No Tribunal Especial, a decisão pelo afastamento se deu por 6 votos a 4.
O julgamento da vice-governadora Daniela Reinehr, também acusada no mesmo caso, terminou em 5 a 5. O desempate coube, portanto, ao presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, Ricardo Roesler, que rejeitou o afastamento da vice, que assumiu o cargo de governadora do Estado interinamente.
O governador e Reinehr são acusados de conceder aumento aos procuradores do Estado por meio de um procedimento administrativo sigiloso e ilegal, sem autorização legislativa.
Os dois ainda são alvo de um processo de impeachment – ainda não julgado – pela compra de respiradores logo no início da pandemia do novo coronavírus.