Cidades UEPB oferece 1,5 mil bolsas para o Programa Auxílio Conectividade

UEPB oferece 1,5 mil bolsas para o Programa Auxílio Conectividade

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) segue política de assistência para viabilizar

Portal Correio

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) segue política de assistência para viabilizar o acesso dos estudantes em situação de vulnerabilidade social às aulas remotas na instituição. Através da Pró-Reitoria Estudantil (PROEST), foram lançados, nessa quinta-feira (21), dois editais do Programa Auxílio Conectividade, que prevê o oferecimento de bolsas, tanto para a contratação de serviço de internet em caráter emergencial, quanto para a aquisição de equipamentos. Ao todo estão sendo oferecidas 1.500 bolsas, sendo 1 mil para admissão de empresa fornecedora de sinal de internet, e 500 para compra de equipamento.

Edital para contratação de internet Edital para compra de equipamentos

O auxílio é voltado para estudantes regularmente matriculados em componentes curriculares e/ou atividades acadêmicas que estão sendo ofertadas de forma não presencial, nos cursos presenciais de graduação, pós-graduação e ensino médio/técnico da instituição, devido à pandemia. O valor da bolsa para acesso à internet em caráter emergencial será de R$ 100 mensais para aquisição de serviço enquanto durarem as atividades regulamentadas pela Resolução UEPB/Consepe/0229/2020. Já na modalidade ‘Aquisição de equipamentos’, a bolsa será em cota única, no valor de R$ 1 mil, para compra de equipamento adequado ao acompanhamento das aulas remotas. O mesmo aluno pode concorrer simultaneamente às duas bolsas.

As inscrições poderão ser feitas entre os dias 8 e 22 de fevereiro, exclusivamente por este link. O resultado final da seleção está previsto para ser divulgado no dia 18 de março. A reitora da Universidade Estadual da Paraíba, professora Célia Regina Diniz, afirmou que em virtude da necessidade de manter as condições de acessibilidade dos estudantes para o acompanhamento das atividades não presenciais, e em consonância com o que foi previsto na carta-programa da gestão, a publicação desses editais é direcionada para os novos alunos que estão entrando na UEPB. Célia acrescentou que no ano passado foram contemplados cerca de 5 mil alunos com os auxílios, e que, agora, se faz necessário atender aqueles que começarão a vida acadêmica na UEPB.

“Nós vamos manter os alunos contemplados nos editais do ano passado e agora estamos abrindo a possibilidade de mais 1.500 novos estudantes que ingressam na UEPB. Como ainda não há previsão do término da pandemia da Covid-19 e enquanto não tivermos segurança sanitária, a UEPB vai continuar garantindo a inclusão digital de estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, bem como daqueles que não possuem ou tenham baixa qualidade de acesso à internet, como também daqueles que não dispõem de equipamentos para a adequada participação e acompanhamento das atividades não presenciais desenvolvidas”, destacou a reitora.

Últimas