UFPB é a 3ª melhor instituição do Brasil na área de Matemática

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) foi avaliada como melhor instituição do

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) foi avaliada como melhor instituição do Nordeste e terceira melhor do Brasil na área de Matemática pelo Shanghai Ranking’s Global Ranking of Academic Subjects 2020. De acordo com a entidade chinesa, a UFPB está entre as 300 melhores do mundo na mesma área. A instituição aparece, ainda, em 17º nacional em Ciências Veterinárias, 18º na área de Ecologia, 19º em Ciência e Tecnologia de Alimentos e 26º em Odontologia.

Leia também:

Pesquisadora da UFPB cria inseticida natural que mata mosquito da dengue

Shanghai Ranking Consultancy é uma organização independente que se dedica à pesquisa sobre inteligência e suporte no Ensino Superior. O ranking de melhores universidades por disciplinas acadêmicas é publicado desde 2009.

Na avaliação deste ano, há classificações de universidades em 54 disciplinas nas Ciências Naturais, Engenharia, Ciências da Vida, Ciências Médicas e Ciências Sociais. No total, mais de 4 mil universidades foram analisadas. A instituição com melhor desempenho em todas as disciplinas foi a Universidade de Harvard. A faculdade americana obteve 14 primeiros lugares. O Instituto de Tecnologia de Massachussetes (MIT) ficou em segundo lugar, com seis vitórias.

O ranking avaliou critérios como a quantidade de trabalhos publicados em periódicos de alto impacto, o número de citações para medir a influência de pesquisas em determinada disciplina acadêmica e a porcentagem de estudos de coautoria internacional. Também foram avaliados o número de artigos publicados nos principais periódicos e conferências e o percentual total de prêmios relevantes para uma instituição em determinada área do conhecimento.

O pró-reitor de pesquisa da UFPB, professor Isac Medeiros, comemorou o resultado da instituição no ranking internacional. “Isso confirma o bom desempenho dos indicadores institucionais e atesta a qualidade do que é produzido na instituição. No ano passado, a UFPB já havia sido considerada uma das 100 melhores universidades da América Latina e Top 1 em artigos de alto impacto, publicados na área de Matemática”, destaca o pró-reitor de pesquisa.

Para Isac Medeiros, os resultados podem ser atribuídos ao nível de excelência da pesquisa na UFPB. O gestor ressalta que a instituição “tem realizado investimentos significativos para garantir ações e sedimentar atividades de ensino, pesquisa, extensão, internacionalização e inovação”.