Cidades UFPB e UEPB abrem 420 vagas em preparatórios gratuitos para o Enem

UFPB e UEPB abrem 420 vagas em preparatórios gratuitos para o Enem

A Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) divulgou edital para a formação de novas turmas do Programa Pró-Enem 2021, ação extensionista que visa a preparação de alunos para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). As inscrições estarão abertas de 12 a 18 de abril e devem ser realizadas com o […]

Portal Correio
Enem

Enem

Portal Correio
Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

A Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) divulgou edital para a formação de novas turmas do Programa Pró-Enem 2021, ação extensionista que visa a preparação de alunos para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). As inscrições estarão abertas de 12 a 18 de abril e devem ser realizadas com o preenchimento de um formulário eletrônico. A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) também abriu vagas para cursinho preparatório; veja abaixo.

UFPB

O projeto “Educa UFPB”, do Centro de Ciências Médicas (CCM) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), oferece 60 vagas em curso preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O edital foi lançado na sexta-feira (09).

As inscrições podem ser realizadas a partir desta segunda (12) até 18 de abril, exclusivamente por meio do preenchimento do formulário online de inscrição e envio dos documentos exigidos.

A iniciativa é voltada para pessoas que não possuem condições de pagar preparatórios particulares e estudaram em escolas públicas ou como bolsistas em escolas privadas.

Os interessados serão submetidos a um processo de seleção em duas etapas. A primeira consistirá em uma prova objetiva com 20 questões de múltipla escolha (10 de Linguagens, Códigos e suas tecnologias e 10 de Matemática e suas tecnologias). Por fim, haverá uma entrevista, com as 120 pessoas que obtiveram as maiores notas na prova objetiva, para selecionar os candidatos pelo perfil socioeconômico.

De acordo com a professora Gabriella Barreto, coordenadora do projeto, a expectativa é muito boa. “Os resultados do último Enem foram muito positivos e o engajamento dos extensionistas está muito interessante. Nossa expectativa é de incluir ainda mais jovens da periferia na Universidade”, destacou.

O projeto de extensão é realizado por estudantes, em conjunto com a coordenação de Assistência Estudantil do Centro Acadêmico Napoleão Laureano (CANAL), e orientado por professores do Departamento de Promoção da Saúde, do Centro de Ciências Médicas, que apoia a iniciativa.

Por causa da pandemia do novo coronavírus (Sars-CoV-2), o cursinho funcionará na modalidade online. As aulas serão de segunda a sexta-feira, das 18h às 21h, e, nos sábados, das 8h às 15h, por meio da plataforma Google Meet.

Qualquer dúvida pode ser encaminhada para o perfil no Instagram do projeto.

UEPB

No ato da inscrição, o aluno deverá: ter concluído o Ensino Médio ou está terminando o 3º ano; preencher formulário eletrônico indicando a opção de turma e turno que deseja cursar; indicar qual língua estrangeira deseja estudar (inglês ou espanhol); anexar cópia digital do certificado ou declaração de conclusão do ensino médio em Rede Pública do Estado da Paraíba, além de RG e CPF.

Este ano, o Pró-ENEM funcionará com aulas e turmas on-line, nos turnos da tarde, de segunda a quinta feira, das 14h às 16h30; no turno da noite, das 19h às 21h30; e aos sábados, no turno da manhã, das 8h às 12h, por meio de diferentes plataformas. Estão sendo disponibilizadas inicialmente 360 vagas, sendo 120 vagas para o turno da tarde e 120 vagas para o turno da noite, de segunda a quinta-feira; e 120 vagas para o sábado, no turno manhã.

Caso o número de inscritos ultrapasse as vagas disponibilizadas, os demais interessados ingressarão em um cadastro de reserva e serão previamente convocados, conforme o surgimento de vagas por desistência ou disponibilidade para criação de novas turmas.

O Pró-Enem da UEPB é oferecido de forma totalmente gratuita e é voltado para populações de baixa renda de Campina Grande e de outros municípios da Paraíba. A ação objetiva proporcionar aos jovens que concluíram o Ensino Médio na Rede Pública Estadual uma preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio.

Últimas