Cidades UFPB entrega 240 protetores faciais e oito laringoscópios para saúde

UFPB entrega 240 protetores faciais e oito laringoscópios para saúde

O Laboratório de Fabricação Digital (FabLab) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) O post UFPB entrega 240 protetores faciais e oito laringoscópios para saúde apareceu primeiro em Portal Correio.

Portal Correio

O Laboratório de Fabricação Digital (FabLab) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) entregou, na segunda-feira (4), 240 protetores faciais ao Centro de Ciências da Saúde (CCS) e oito laringoscópios para o Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), no campus I, em João Pessoa.

Leia também:

Mel de abelha artesanal poderá ser produzido e comercializado na PB

Os protetores faciais serão utilizados por profissionais da saúde que estão na linha de frente no atendimento à Covid-19. Do total, 80 unidades serão destinadas ao Centro de Referência em Atenção à Saúde (CRAS) da UFPB.

O laringoscópio é produzido por impressora 3D e é utilizado para o exame da laringe. Na intubação endotraqueal, facilita a introdução do tubo orotraqueal, usado para ventilar o paciente, sobretudo em estado grave devido à Covid-19. 

“Das 11 ações estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC), só não estamos ainda produzindo vacina”, ressalta a reitora. A gestora destaca a importância das parcerias e apela aos doadores para o fornecimento de insumos, a fim de viabilizar a produção de mais materiais para distribuição em instituições filantrópicas e hospitais que carecem de recursos.

A superintendente do Hospital Universitário, Flávia Pimenta, afirma que o laringoscópio é essencial na proteção ao profissional de saúde, reduzindo a possibilidade dele se contaminar durante a realização de algum procedimento invasivo, como a intubação de pacientes. A partir de segunda-feira (4), o hospital disponibilizará leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) para casos graves de Covid-19.

Segundo a superintendente do Hospital Universitário, o laringoscópio pode servir para intubação sem que o médico tenha contato com o paciente. As vagas são disponibilizadas à rede SUS por meio do órgão regulador. Na Paraíba, é a Secretaria Estadual de Saúde da Paraíba. Inicialmente, as vagas seriam para crianças e adolescentes, mas o sistema de saúde reavaliou e viu maior necessidade de leitos para adultos.

O post UFPB entrega 240 protetores faciais e oito laringoscópios para saúde apareceu primeiro em Portal Correio.

Últimas