Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

UFPB inscreve em curso online que ensina como alcançar felicidade

O projeto “Ensino da Felicidade online para moradores de João Pessoa”, do

Cidades|

O projeto “Ensino da Felicidade online para moradores de João Pessoa”, do Centro de Tecnologia e Desenvolvimento Regional da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), inscreve, até esta quarta-feira (15), para o minicurso ‘A felicidade está aqui’. São ofertadas 200 vagas e as atividades começarão na próxima segunda-feira (20), a partir das 19h, pela plataforma digital Google Meet. A carga horária é de 20 horas-aula.

Leia também:

UFPB tem cursos, eventos online e lives; veja programação da semana

O minicurso tem como base os princípios da Psicologia. Interessados devem se inscrever pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa) da UFPB. As atividades são tanto para a comunidade acadêmica, quanto para a sociedade em geral.

A coordenadora do projeto, professora Liana Filgueira, explica que os ensinamentos da ciência da felicidade e do bem-estar vêm da Psicologia Positiva, desde 1988, e têm como parâmetros emoções positivas, relacionamentos positivos, engajamento, realização e propósito. “Características como gratidão, resiliência e otimismo também são aspectos que auxiliam no bem-estar do indivíduo. Ensinamentos e orientações sobre esses conceitos serão repassados para as pessoas”, enfatiza.

Publicidade

“Nós esperamos oferecer aos participantes uma maior percepção do que realmente é ser feliz. Também será realizada uma pesquisa sobre o bem-estar do aluno, antes e depois do minicurso. Para colaborar com o projeto, convidei profissionais de referência na área”, destaca a professora.

Liana Filgueira conta que a ideia de trazer para a UFPB a educação como prática de felicidade surgiu em sala de aula. A professora resolveu agir diante da apatia de estudantes por causa da realidade profissional e de uma vida baseada, segundo o filósofo grego Platão, no mito da “hierarquia de conhecimentos e de que quem governa são sábios”.

Publicidade

“Percebi que os alunos tinham medo de sonhar. São jovens que não sonhavam. Associado a isso, aconteceu o suicídio de um aluno de Engenharia Química. Tudo isso me angustiou e fiquei pensando como poderia ajudar aos alunos a saírem da ‘caverna de Platão’”, acentua.

A UFPB oferece, desde o semestre 2019.2, a disciplina Felicidade como atividade acadêmica.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.