Cidades UFPB lança livro comemorativo dos 100 anos de Celso Furtado

UFPB lança livro comemorativo dos 100 anos de Celso Furtado

Em homenagem aos 100 anos do economista paraibano Celso Furtado, a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) realizará, nesta quinta-feira (15), às 10h, uma solenidade virtual de lançamento do livro “Celso Furtado 100 anos: coletânea de ensaios em sua homenagem”. Promovido pelo Núcleo Celso Furtado, do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da universidade e pelo Conselho Regional de Economia da […]

Portal Correio
Portal Correio

Portal Correio

Portal Correio
Foto: Divulgação

Em homenagem aos 100 anos do economista paraibano Celso Furtado, a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) realizará, nesta quinta-feira (15), às 10h, uma solenidade virtual de lançamento do livro “Celso Furtado 100 anos: coletânea de ensaios em sua homenagem”.

Promovido pelo Núcleo Celso Furtado, do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da universidade e pelo Conselho Regional de Economia da Paraíba (Corecon-PB), o evento terá como palestrantes o ex-senador da República e escritor Cristovam Buarque e a jornalista e escritora Rosa D’Aguiar, além da participação dos organizadores do livro, autores e convidados.

Os interessados deverão se inscrever gratuitamente até esta quarta-feira (14), por meio do SigEventos. Na mesma página, estão disponíveis a programação e demais informações sobre a solenidade, que será transmitida pelo canal do Corecon-PB no YouTube.

Publicada pela Editora UFPB, a obra tem como organizadores os economistas Celso Mangueira e Márcia Paixão – ambos do Núcleo Celso Furtado da UFPB – e reúne textos de 17 autores, de instituições como as universidades federais de Pernambuco (UFPE) e do Piauí (UFPI) e a Universidade de Brasília (UnB).

“O propósito da coletânea é homenageá-lo, destacando essa singularidade da contribuição de Celso Furtado. Sendo também uma obra comemorativa, ela promove o reencontro de intelectuais brasileiros que conviveram com o mestre, entre eles o professor Cristovam Buarque”, explicou a professora Márcia Paixão, autora da introdução e de um dos artigos do livro.

A obra em homenagem ao intelectual paraibano que faleceu em 2004 é dividida em três partes: a primeira apresenta as ideias de Furtado e suas contribuições por meio de relatos dos autores que conviveram com ele, enquanto a segunda parte traz artigos de autores que se apoiam nesse legado para analisar diversos temas. Já a última parte é escrita por Cristovam Buarque, que reflete sobre a relevância dos ensinamentos do economista para o desenvolvimento do Brasil atual.

Últimas