Cidades Unimed JP realiza estudos para antecipar medidas de segurança

Unimed JP realiza estudos para antecipar medidas de segurança

A Unimed João Pessoa está utilizando dados coletados junto à rede de O post Unimed JP realiza estudos para antecipar medidas de segurança apareceu primeiro em Portal Correio.

Portal Correio

A Unimed João Pessoa está utilizando dados coletados junto à rede de atendimento para fazer projeções estatísticas que fornecem gráficos e curvas sobre a Covid-19, com a finalidade de antecipar, de forma técnica e segura, as medidas necessárias.

De acordo com o gerente de Operações de Provimento da Saúde da Unimed JP, Leonardo Casali, diariamente são realizadas reuniões com análises contínuas dos indicadores do Núcleo Estratégico de Enfrentamento à doença. “O nosso trabalho é utilizar o que foi coletado junto à rede de atendimento e fazer projeções estatísticas que forneçam gráficos e curvas sobre a doença, com a finalidade de antecipar, de forma técnica e segura, as medidas necessárias”, explica. 

Leia também:

Governo inclui cloroquina em tratamento de casos leves de Covid-19

Segundo Casali, para que todo o trabalho seja eficaz, é necessário utilizar uma ferramenta de tecnologia da informação. “Nesta ferramenta são colocados os dados de estudos epidemiológicos sobre o comportamento do novo coronavírus e como ele se dissemina, para estimar qual será a quantidade de pessoas infectadas daqui a sete, 15 e até 300 dias de pandemia. Isso tudo para poder preparar toda a logística de atendimento a esses pacientes que possivelmente devem procurar atendimento na rede da Unimed João Pessoa”, detalha o profissional.

Os dados utilizados para compor a estatística são produzidos por estudos da equipe de Epidemiologia da Unimed João Pessoa e do Núcleo Estratégico de Combate à Covid-19.  Além disso, estudos na área médica e o comportamento do vírus em outros países também são referência. 

Metodologia da coleta de dados

Inicialmente, é calculada a estimativa de casos no momento ou nos próximos dias, mesmo que o paciente não procure atendimento, quantos vão precisar de internação na rede, segmentando por faixa etária, sexo, fatores de risco, e quais podem evoluir para UTI, por exemplo. Com essas projeções, é possível ter uma estimativa da quantidade de leitos necessários, Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para os profissionais da saúde, respiradores e medicações.

Por conseguinte, toda a logística necessária para um atendimento eficaz e de qualidade é planejada. “Por meio do cruzamento desses dados, é possível ter maior clareza na análise das informações, passando para outro grau de velocidade e precisão nas soluções”, comentou Casali. “A análise desses dados está sendo extremamente importante para que a Unimed JP esteja sempre preparada e oferecendo todo suporte necessário para enfrentar a pandemia”, afirmou.

O post Unimed JP realiza estudos para antecipar medidas de segurança apareceu primeiro em Portal Correio.

Últimas