Cidades Unipê fica entre melhores do mundo em competição de arbitragem

Unipê fica entre melhores do mundo em competição de arbitragem

Entre os dias 15 e21 de março, os olhos da comunidade arbitral internacional voltaram-se para o Vis East Moot, uma das maiores competições jurídicas do mundo, desta vez realizado on-line no horário de Hong Kong (China). O Grupo de Estudos em Arbitragem e Comércio Exterior (GEACE), do Unipê com a Cruzeiro do Sul Educacional, se […]

Portal Correio
Portal Correio

Portal Correio

Portal Correio

Entre os dias 15 e21 de março, os olhos da comunidade arbitral internacional voltaram-se para o Vis East Moot, uma das maiores competições jurídicas do mundo, desta vez realizado on-line no horário de Hong Kong (China). O Grupo de Estudos em Arbitragem e Comércio Exterior (GEACE), do Unipê com a Cruzeiro do Sul Educacional, se consolidou entre os oitomelhores times da competição entre as 147 universidades participantes.

Herbert Targino e Eduardo Cavalcanti foram os oradores do time do GEACE que representaram o curso deDireito do Unipê. “Juntos, eles ’advogaram’, respectivamente, nas questões meritórias e processuais do caso fictício elaborado pelo Vis Moot e divulgado em outubro de 2020. Cabe ressaltar que o mérito do caso envolveu uma disputa sobre a propriedade intelectual para a produção de vacinas contra doenças respiratórias, nomeadamente a Covid-19, tema recentíssimo e de substancial relevância jurídica”, conta o coordenador do curso, Prof. Me. Arthur Souto.

Durante a semana, na etapa classificatória, os alunos enfrentaram universidades mundialmente reconhecidas, tradicionais na comunidade acadêmica ena competição internacional de arbitragem: o Instituto Estatal de Relações Internacionais de Moscou (Rússia); a Universidade de Istanbul (Turquia); Universidade Kwansei Gakuin (Japão); e a Universidade Humboldt de Berlim (Alemanha).

No sábado (20), o time recebeu a notícia de que Eduardo e Herbert tinham avançado para as etapas eliminatórias, emplacando o Unipê/Cruzeiro do Sul Educacional entre as 16 melhores IES do mundo. Neste dia,ocorreuo primeiro round, quando o time enfrentou a Universidade de Göttingen, tradicional instituição alemã, e saiu vitorioso. Depois, avançaram para as quartas de finais, já consolidando o Unipê/Cruzeiro do Sul Educacional dentre as oitomelhores instituições do mundo. Nessa etapa, enfrentaram a Universidade Fordham, de Nova Iorque, nos Estados Unidos.Após disputas acirradas, a Universidade Fordham foi a vencedora do Vis East Moot.

O esforço do time com a dupla de oradores gerou frutos: os alunos trouxeram ao Unipê/Cruzeiro do Sul Educacional o título de primeira IES do Norte-Nordeste brasileiro a chegar num estágio tão avançado no Vist East Moot. “Foi um momento verdadeiramente histórico! Apenas três Instituições brasileiras conseguiram passar para as fases eliminatórias.Ao lado do Unipê, estiveram a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), que também avançaram de fase. Ademais, apenas o Unipê e a PUC-SP conseguiram avançar para as quartas de final”, comemora Napoleão Casado Filho, coach principal do time.

GEACE: referência internacional em times de arbitragem

Com esse desempenho, o GEACE segue como a referência regional, nacional e internacional entre os times de arbitragem e mediação. Como membros do Grupo, Eduardo e Herbert estiveram sob a mentoria dos seus coaches Napoleão Casado Filho, João Jarske e Vinícius Trajano, numa etapa preparatória que durou cerca de nove meses, desde as primeiras reuniões até a competição. Também fizeram parte do trabalho preparatório os outros membros do GEACE, com destaque para as alunas Luana Sales, Bárbara Fialho e Maria Clara Guimarães.

O time também recebeu o apoio institucional do Unipê/Cruzeiro do Sul Educacional, onde o GEACE representa um dos campos de estágio do curso de Direito, além do apoio dos escritórios Clasen & Casado Filho Advogados Associados, Thomas Law Advocacia, Erick Macedo Advocacia, WSB Advogados, Rocha Marinho Sales Advogados e o Instituto Sociocultural Brasil-China (IbraChina), seus patrocinadores.

“A competição internacional de arbitragem do Vis Moot, com sua edição asiática, o Vis East, é a principal competição internacional entre asIESde Direito do mundo, contando, anualmente, com aproximadamente 400 grandes universidades e 5 mil estudantes, que competem entre si numa interessante disputa de argumentos jurídicos. O evento ocorre, normalmente, durante março e abril de cada ano”, conclui Arthur.

Últimas