Cidades Veja como funcionará questionário na PB sobre flexibilização das aulas

Veja como funcionará questionário na PB sobre flexibilização das aulas

Será feito na Paraíba um levantamento para avaliar a situação do estado

Portal Correio

Será feito na Paraíba um levantamento para avaliar a situação do estado na pandemia do novo coronavírus, causador da Covid-19. Entre os dias 3 de novembro e 25 de dezembro, o Governo do Estado entrevistará 9.600 pessoas, que serão também testadas para o vírus, em 130 municípios paraibanos. A pesquisa ‘Continuar cuidando – Observatório da Covid-19’ tem o objetivo de conhecer o cenário epidemiológico do vírus na Paraíba e subsidiar retomada lenta e gradual de atividades futuras como o retorno das aulas presenciais. A Paraíba ultrapassou a marca de 3 mil mortes para o coronavírus e mais de 120 mil casos positivos para o agravo.

Leia também: Coronavírus: Paraíba registra 129.045 casos e 3.010 mortes

O piloto deste projeto será feito em João Pessoa, na próxima terça-feira (27), por profissionais ligados à Secretaria de Estado da Saúde (SES) e a Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba – Fapesq. O quantitativo de pessoas escolhidas para a realização das entrevistas foi calculado com base na quantidade populacional do estado e os municípios foram selecionados pelo porte – pequeno, médio e grande – e pela incidência do vírus, a quantidade de casos positivos para Covid-19.

De acordo com o secretário estadual de saúde, Geraldo Medeiros, é de extrema importância a adesão da população neste momento, pois é preciso que as famílias selecionadas recebam os entrevistadores para a realização da pesquisa e dos testes. “Os pesquisadores que visitarão as casas deverão estar identificados pelo colete do Sistema Único de Saúde (SUS), equipados com tablets, testes rápidos e de SWAB, para todos os residentes, e acompanhados pelo agente de saúde responsável pela localidade”, explica.

As equipes utilizarão todos os equipamentos de proteção individual (EPIs) necessários para evitar a contaminação cruzada, durante todo o levantamento. Serão abordadas 25 pessoas em cada setor contemplado com o levantamento, utilizando a metodologia censitária, por amostra de população. O questionário e a testagem levam em torno de 15 minutos por pessoa. A cidade de João Pessoa foi escolhida para o início das atividades por ser um dos municípios com maior quantitativo de casos na Paraíba e também pelo contingente populacional.

O secretário executivo de Saúde do estado, Daniel Beltrammi, frisa que a metodologia adotada servirá para que exista uma percepção de amostra do comportamento da doença em toda a população, desde os recém-nascidos, até os idosos de maneira geral. “A amostragem desta pesquisa será uma representação de todo o estado. Com este questionário sorológico, teremos um levantamento epidemiológico que vai possibilitar uma visão do panorama da doença em toda a Paraíba, e com isso poderemos avaliar as recomendações e retomada lenta, gradativa, para que possamos retomar algumas atividades com mais segurança para a população”, ressalta.

Pesquisa

A pesquisa ‘Continuar cuidando – Observatório da Covid-19’ servirá exclusivamente para retratar a pandemia no estado. A população deve ficar atenta, pois não há perguntas com direcionamento político-partidário. O questionário gira em torno do perfil de saúde e sociodemográfico das famílias. Em caso de dúvidas sobre as visitas, a população pode entrar em contato por telefone, através do ‘Ligue Corona’, no número: (83) 99146-9790.

Últimas