Enem 2020

Cidades VÍDEO: Questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias

VÍDEO: Questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias

O Exame Nacional do Ensino Médio é, atualmente, a principal porta de

Portal Correio

O Exame Nacional do Ensino Médio é, atualmente, a principal porta de entrada para a universidade, e não é difícil entender a importância desse exame para a vida daqueles que estão começando a construir um futuro, dando o primeiro passo para o desenvolvimento de uma carreira. Entrar na universidade é um marco na vida de qualquer pessoa. O caminho para chegar lá requer muita disciplina e dedicação. Estudar é a receita.

Veja mais sobre o Enem 2020 na cobertura do Portal Correio

Pensando nisso, o SAS Plataforma de Educação desenvolveu o Projeto ENEM, com apoio do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê), que apresenta aos futuros universitários uma série de fascículos contendo questões no modelo ENEM, obedecendo à estrutura aplicada no exame e à Matriz de Referência. Todo o material tem como ponto de partida o Raio X ENEM, uma pesquisa realizada pelo SAS que identificou os conteúdos mais recorrentes no Exame nos anos de 2009 a 2019.

Os fascículos são divididos por área de conhecimento, conforme aplicado na prova e estudado no seu dia a dia: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Todos serão publicados no Portal Correio por meio do projeto ‘Conexão Enem’, com patrocínio do Unipê e Over Colégio e Curso.

Mais uma vez, voltamos para a área de Ciências Humanas. Em História, são comuns na prova questões que abordam Patrimônio histórico-cultural e memória (7,5%); Era Vargas também aparece com frequência (6,9%). Geografia física aparece em 10% das questões da disciplina, enquanto demografia e cultura, 8,9%. Filosofia Moderna é um dos temas da área que mais caem (11,9%), seguido de Relações de poder (6,7%). Quando olhamos para a Sociologia, há questões que abordam cidadania (12,6%) e os meios de comunicação e a tecnologia (11,9%).

Assista acima ao vídeo com resolução de questões, dicas e comentários

Estes são os temas que compõem esse fascículo. No próximo, estudaremos questões de Matemática. 

Últimas