Click Gratis Caminhada: conheça os principais benefícios para saúde e saiba como começar

Caminhada: conheça os principais benefícios para saúde e saiba como começar

A caminhada pode ser considerada como um dos principais exercícios físicos para as pessoas que desejam perder peso. Mas, muito mais do que isso, o exercício acaba se tornando interessante pois oferece uma série de benefícios gerais para a saúde, por se tratar de uma atividade classificada como cardio. 

Existe um certo preconceito com a caminhada quanto atividade física. Antes de mais nada, como se trata de uma atividade simples, que pode ser feita sem qualquer tipo de investimento, muitos profissionais da área de educação física acabam preferindo outras atividades. Além disso, a caminhada costuma demorar um pouco mais para dar resultado. 

De uma forma geral, este é um tipo de atividade que acaba sendo muito interessante especialmente para as pessoas que desejam sair de um quadro de sedentarismo total. Muitos especialistas afirmam que, para uma pessoa que não pratica qualquer tipo de atividade física, uma caminhada de apenas 10 minutos por dia pode acabar provocando uma série de efeitos perceptíveis no corpo. 

Dentre os benefícios da caminhada para a saúde, podemos destacar os seguintes:

Caminhada: conheça os principais benefícios para saúde e saiba como começar

Caminhada: conheça os principais benefícios para saúde e saiba como começar

Click Grátis - Notícias

Caminhar melhora a circulação

Veja também:

Coisas que acontecem com seu corpo se você caminhar 30 minutos por dia Dicas de atividades físicas para mulheres enferrujadas Pós treino: veja alimentos que ajudam a repor as forças após exercícios

Antes de mais nada, a caminhada rotineira pode ser muito interessante para melhorar o trabalho de circulação sanguínea do corpo de uma forma gera.

De acordo com uma pesquisa recente feita pela USP, caminhar durante aproximadamente 40 minutos ajuda a reduzir a pressão arterial durante 24 horas após o término do exercício. Além disso, a caminhada afaz com que as válvulas do coração trabalhem mais, melhorando a circulação de hemoglobina e a oxigenação do corpo. 

Caminhar torna o pulmão mais eficiente

Muitas pessoas não costumam fazer uma relação direta entre a caminhada e os possíveis benefícios que este tipo de atividade pode trazer pra o pulmão, por exemplo. Mas caminhar pode realmente ajudar muito a tornar este órgão um pouco mais eficiente. Durante o exercício, as trocas gasosas ocorrem de u9ma forma mais intensa. Isso faz com que exista uma quantidade maior de impurezas que simplesmente saem do pulmão, deixando eles mais livres de catarros e poeiras, por exemplo. 

Caminhar ajuda a combater a osteoporose

A caminhada possui um determinado impacto no corpo que precisa ser levado em consideração. Em alguns casos, pode ser que as pessoas tenham algum problema de saúde. Por outro lado, o impacto dos pés com o chão tem efeito benéfico para os ossos de uma forma geral. 

A compressão dos ossos da perna, e a movimentação de todo o esqueleto durante uma caminhada faz com que haja uma maior quantidade estímulos elétricos em nossos ossos, chamados de piezelétrico. Esse estímulo facilita a absorção de cálcio, deixando os ossos mais resistentes e menos propensos a sofrerem com a osteoporose.

Caminhar ajuda a combater a depressão

Caminhar pelas ruas ao redor de casa pode acabar ajudando também a combater determinados tipos de problemas mentais, como é o caso da depressão, por exemplo. Sempre que as pessoas conseguem caminhar em áreas verdes, como parques e jardins, elas podem acabar tendo uma melhora bastante significativa na saúde mental. A caminhada também oferece benefícios para o humor e também autoestima. 

Caminhar ajuda a combater a sonolência

Qualquer atividade física pode deixar as pessoas um pouco mais cansadas no dia a dia. Isso é bastante natural, uma vez que a prática de qualquer tipo de atividade faz com que exista um gasto de energia, o que leva a um cansaço. Mas, de uma forma geral, manter uma rotina prática de caminhada ajuda a resolver problemas como sonolência. 

A caminhada durante o dia faz com que o nosso corpo tenha um pico na produção de substâncias estimulantes, como a adrenalina. Essa substância deixa o corpo mais disposto durante as horas subsequentes ao exercício. Somado a isso, a caminhada melhora a qualidade do sono de noite.

Como começar a caminhar

Para começar a caminhar, como qualquer tipo de atividade, é fundamental que as pessoas tenham um pouco de receio. Para iniciar, é fundamental que as pessoas tenham um, começo com uma intensidade baixa e, também com um pouco volume em termos de tempos. 

Além disso, o calçado que será escolhido para começar a caminhar é muito importante. Qualquer calçado que não seja adequado pode realmente comprometer muito o processo de caminhada como um todo, trazendo até mesmo algum prejuízo para a saúde. Por isso, é muito recomendado que as pessoas utilizem um tênis específico para a caminhada. 

Nunca deixe de observar as respostas que o organismo vai dar para as caminhadas. É natural sempre que o corpo tenha uma reação, e isso vai acabar ditando o que pode ser feito e o que não pode. Caso a pessoa comece a sentir muitas dores na canela, por exemplo, é sinal de que alguma coisa está errada. Neste caso, será importante consultar um médico. 

Últimas