Click Gratis Congelar frutas e verduras: Saiba como fazer da forma mais saudável

Congelar frutas e verduras: Saiba como fazer da forma mais saudável

Manter uma alimentação saudável nem sempre é uma tarefa simples e fácil para a maioria das pessoas. Afinal de contas, a correria do dia a dia faz com que muitos tenham pouco tempo para fazer coisas que acabam sendo fundamentais para quem precisa de uma alimentação mais adequada, como o preparo dos seus próprios alimentos e o consumo de coisas mais saudáveis e frescas. 

Comer mais frutas e verduras acaba entrando na lista de resoluções de muitas pessoas ao final do ano, especialmente aquelas que pretendem perder peso e mudar seus hábitos alimentares. Mas isso requer uma organização de parte delas, pois é uma categoria de alimentos que não costuma durar muito dentro de casa. 

Com isso, é preciso separar um bom tempo para conseguir ir até o mercado ou a feira para conseguir adquirir fruas e verduras frescas. Mas existem algumas técnicas que podem ajudar neste sentido, sendo que uma das mais interessantes é o congelamento. Geralmente as pessoas pensam apenas em congelar a proteína animal, mas outros tipos de alimentos também podem ter o seu prazo de durabilidade aumentado se for congelado da forma correta. 

Veja também:

10 dicas para manter frutas e legumes frescos por mais tempo 5 dicas para congelar comida pronta de uma forma simples e fácil Congelados: confira alimentos que podem ser preservados no freezer

Frutas e legumes, na grande maioria dos casos, podem ser congelados para que durem mais e também para que estejam sempre disponíveis quando a pessoa precisar para cozinhar, por exemplo.

Confira algumas dicas para congelar frutas e verduras de uma forma correta e saudável:

Fatie tudo antes de congelar

Click Grátis - Notícias

Click Grátis - Notícias

Click Grátis - Notícias

Uma das coisas mais importantes na hora de congelar qualquer tipo de alimento é prepará-lo da forma mais adequada para que ele consiga manter boa parte das suas propriedades e dos seus nutrientes. No caso dos alimentos naturais como frutas e verduras, é fundamental que as pessoas não os congelem inteiros e com casca. O ideal é fatiar eles em pedaços menores. Desta forma, será possível detectar e eliminar algum tipo de problema relacionado a vicio ou a pedaços estragados que possam estar no meio. 

Além disso, estes alimentos descascados e fatiados se tornam muito mais simples e fáceis de serem organizados dentro do congelador. 

Legumes ficam melhor escaldados

Click Grátis - Notícias

Click Grátis - Notícias

Click Grátis - Notícias

Quando estamos falando dos legumes, o ideal é que as pessoas realizem um procedimento anterior ao congelamento que é o escaldamento ou o branqueamento. Este é um dos grandes segredos para que estes alimentos se mantenham congelados por um maior tempo de uma forma natural e saudável, mantendo boa parte das suas propriedades. 

Para fazer isso, depois de lavadas e cortadas em pedaços não muito grandes, devem ser rapidamente cozidas no vapor, em microondas em vasilhames próprios ou aferventadas em água. Na sequência, ainda quentes, devem ser mergulhas em água gelada, até esfriarem completamente. O tempo em que ficará mergulhada em água fervendo ou no vapor varia de acordo com cada hortaliza, mas, em média, este tmp=o costuma ser de três minutos. 

Para finalizar o procedimento, depois que o alimento passa pela água fervente é preciso escorrer e enxugar todo ele com papel-toalha ou pano descartável limpo. Depois, basta cortar ou fatiar o alimento em pequenas porções, lembrando sempre de retirar todo o ar do interior da embalagem. 

Mantenha os legumes e as verduras fracionadas para o congelamento

Click Grátis - Notícias

Click Grátis - Notícias

Click Grátis - Notícias

Algo fundamental que precisa ser feito com as frutas e com os legumes que são colocados para congelar é que eles sejam fracionados em pequenas porções. O ideal é que em cada saco ou cada pote tenha apenas a porção que será utilizada em cada refeição, variando de acordo com a quantidade de pessoas que vão acabar se alimentando. 

Com isso, cada vez que a pessoa vai preparar um determinado prato ou fazer uma determinada refeição não será necessário descongelar todo o conteúdo. Este processo de congelar e descongelar o alimento não é recomendado, pois vai fazendo com que ele perca boa parte das suas características naturais. Além disso, os alimentos podem perder um pouco da sua durabilidade.

Alguns vegetais não podem ser congelados

Click Grátis - Notícias

Click Grátis - Notícias

Click Grátis - Notícias

A grande maioria dos alimentos podem ser congelados sem qualquer tipo de problema, mas existem alguns legumes que podem acabar perdendo muito das suas propriedades quando esse tipo de procedimento é realizado. Geralmente se trata daqueles alimentos que contam com uma grande quantidade de água na sua composição, tais como o aipo, a alface e o pepino. 

Isso acontece porque dificilmente estes alimentos conseguem recuperar a sua textura depois que passa pelo processo de congelamento, uma vez que ao descongelar eles vão ficar muito molhados e perder a sua crocância. Além disso, boa parte da água que está no interior destes alimentos acabam indo embora no descongelamento. 

Quais frutas podem ser congeladas?

Congelar frutas e verduras: Saiba como fazer da forma mais saudável

Congelar frutas e verduras: Saiba como fazer da forma mais saudável

Click Grátis - Notícias

Diferentemente das verduras e dos legumes, as frutas não podem passar pelo processo de branqueamento antes de ir para o congelador. Com isso, algumas delas podem realmente perder boa parte das suas propriedades. 

Algumas frutas podem ser congeladas naturalmente sem problemas, tais como as frutas silvestres como morangos, mirtilos, framboesas e amoras. Já mangas e bananas podem ser congeladas somente descascadas e inteiras, sempre embaladas no vácuo. Já as frutas cítricas, como as tangerinas, laranjas e limões, devem ser separadas em gomos ou segmentos. 

Últimas