Teste identifica zika em 20 minutos

O novo exame é considerado mais preciso e 40 vezes mais barato

Teste é mais rápido e barato

Teste é mais rápido e barato

Agência Brasil/ Sumaia Villela

O ano de 2019 trouxe uma boa notícia para a ciência, sobretudo para quem está com suspeita de infecção pelo vírus zika. O resultado do teste para identificar o vírus transmitido pelo Aedes aegypti vai ficar pronto em apenas 20 minutos e terá custo 40 vezes mais em conta. Atualmente, o exame é considerado caro e o resultado pode levar até 15 dias para ser conhecido. Essa descoberta feita por pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em Pernambuco, deve chegar aos postos de saúde até o fim deste ano.

Por meio de um kit rápido, o teste será executado por qualquer pessoa nos postos de saúde, sem a necessidade de um treinamento específico. Basta coletar amostras de saliva ou urina, misturar com reagentes fornecidos e aquecer em banho maria.

O teste criado pela Fiocruz também é mais preciso que o realizado atualmente. Vale lembrar que exames semelhantes já são feitos para identificar o vírus da dengue e outras bactérias.

Sobre o zika


A doença é transmitida pelo Aedes aegypti, por relação sexual e também de mãe para filho, podendo causar microcefalia e a Síndrome de Guillain Barré.

Leia também: 

Vacina da febre amarela pode ser aliada na luta contra o zika vírus

Conheça 8 mitos e verdades sobre a dengue


Fonte:
VIEIRA, Isabela. Fiocruz desenvolve teste para zika mais barato e rápido. Agência Brasil, 2019. Disponível em: http://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2019-04/fiocruz-desenvolve-teste-para-zica-mais-barato-e-rapido. Acesso em 05/08/2019.